6 de fev de 2011

Ser Protetor não é profissão!

Criei uma comunidade no orkut com este nome, para tentar educar alguns seres que acham que ser protetor é uma profissão criada pelo governo e remunerada, onde temos a obrigação de aguentar desparates e desaforos de pessoas que querem um animal somente para preencher algum vazio no ego, que não teriam a minima noção de criar uma pedra sequer e que agem como crianças mimadas e estupidas quando - mesmo que educadamente - respondemos que aquele animal em questão não se adequa à seu estilo de vida e suas condições financeiras.

Além disso, sempre é bom lembrar os conhecidos toscos que não somos veterinários 24hrs ou serviço de recolhimento de animal e que cada cão e gato resgatado necessita de muito tempo, dedicação e dinheiro ao sair das ruas até estar plenamente adotável, dinheiro esse que saí de nossos bolsos e de doações de pessoas realmente bem intencionadas que não somente jogam a responsabilidade adiante, mas colaboram de verdade.

Abaixo, uma lista de verdades e cortesias para com um Protetor de animais :) – essa numeração pode aumentar a medida que for necessário para educar gente sem noção -

1- Protetores de animais são pessoas comuns. Estudantes, trabalhadores, pais, mães, esposas e maridos.

2- Protetores de animais não tempo ou dinheiro sobrando. Possuem compromissos, obrigações e contas para pagar no final do mês, como qualquer pessoa.

3- Protetores de animais, não são veterinários, apesar da experiência que adquirem no cuidado de animais abandonados. Por favor, se seu animal está doente, não tente economizar procurando um protetor. Vá até uma clinica veterinária de confiança e valorize o profissional certificado e registrado no CRMV da região evitando ser vitima de falsos veterinários. O barato pode sair caro e é a vida do seu animal que está em questão.

4- Saber que há um animal sofrendo na rua entristece um Protetor, principalmente quando não podem fazer nada a respeito. Ao encontrar um animal abandonado, favor levá-lo ao veterinário e custear suas despesas. Protetores irão com prazer ajudar a divulgar, mas não podem nem tem obrigação de se responsabilizar pelo animal que VOCÊ encontrou.

5- Protetores de animais não precisam nem merecem chantagem emocional. Frases do tipo: "Se você não pegar, vou mandar sacrificar, jogar na rua, etc" apenas demonstra falta de caráter e humanidade.

6- A casa de um Protetor de Animais não é abrigo ou orgão público. Cada animal em Lar Temporário gera custos de manutenção até a entrega para uma nova família, fora as horas de atenção e cuidados necessários. Protetores sérios entregam animais saudáveis, castrados, vermifugados e vacinados e isso não é de graça. Se um Protetor aceitar ajudar um animal que você encontrou na rua, seja cortês e responsável e assuma as despesas do animal até que ele seja adotado.

7- Protetores de Animais seguem a Guarda Responsável em prol de uma vida digna para os animais, utilizando-a em seus proprios cães e gatos e nos seus resgates. Não diga para um protetor que oferecer ração de qualidade, atendimento veterinário, castração e procurar um bom lar para um bichinho tirado das ruas é frescura.

8- Protetores de Animais sempre irão tentar educar as pessoas ao seu redor, pois desejam que o mundo se torne um lugar melhor e mais justo para os animais.

9- Protetores de Animais não gostam de ouvir estórias de como sua gata fugiu para cruzar e morreu ou como seu cão ficou doente por um longo período sem você levá-lo ao veterinário. Isso não são estórias interessantes, são contos de horror e tortura.

10 - Os animais sob responsabilidade de Protetores sérios e equilibrados sempre estão saudáveis, tem acesso à atendimento veterinário, comem ração de qualidade e possuem carinho, brinquedos e espaço para se exercitarem física e emocionalmente.

Colecionadores de Animais são pessoas com um distúrbio psicológico compulsivo, que recolhem animais abandonados e criam um deposito de bichos doentes, famintos, que se reproduzem indiscriminadamente em um local insalubre e não percebem o mal que está causando para os animais, para si mesmos e para toda a sociedade.

11- Protetores de Animais SEMPRE precisam de doações monetárias, de medicamentos, doações de comedouros, areia higiênica, jornais velhos, caminhas e cobertores, etc. Mesmo se estiverem sem temporários no momento, há sempre um outro protetor conhecido para ser ajudado.

12- Ao fazer uma doação de ração a um Protetor, por favor, doe um alimento de qualidade. Os animais ajudados estão se recuperando de doenças, procedimentos cirúrgicos e desnutrição. Ao menos doe um alimento que você daria aos seus animais. Cães e gatos resgatados também merecem e precisam de boas rações.

13- Palavras de incentivo, carinho e respeito para os Protetores e o trabalho que fazem logicamente são bem-vindas! Mas existe uma hora em que o número de animais e contas para pagar necessitam de algo além de um elogio. Por favor, ao ver animais novos sendo anunciados faça uma doação por menor que seja. Um saco de ração, uma caixa de vermífugos ou mesmo o valor de uma vacina ou castração já aliviam MUITO o fardo e bolso daqueles que cuidam de dezenas :)

14- Um Protetor não ajuda um animal pensando se ele será rapidamente adotado ou não. Não só Protetores, mas pessoas de bom caráter não se deixam levar apenas por padrões de beleza fúteis. Nas mãos de um protetor sério um Persa ou um gato SRD, um Samoieda ou um vira-latão terão o mesmo tratamento VIP até irem para uma nova familia.

15- Para um protetor é irritante e triste quando uma pessoa o procura desejando/exigindo um animal de tal raça ou com tais características, ignorando dezenas de cães e gatos saudáveis e carinhosos à espera de adoção por puro capricho. Possuir um animal, independente de suas características físicas e raça é um privilégio. Protetores sérios apenas doam para pessoas mentalmente equilibradas e que tenham condições financeiras, tempo, um lar seguro e amor disponível para aquele animal por toda a sua vida.


Resgatar, cuidar e doar com responsabilidade.
Tudo feito por amor, não por obrigação :)


5 comentários:

  1. SE CADA UM DE NÓS, FIZER UM POUCO PELOS ANIMAIS QUE SE ATRVESSAM NA NOSSA VIDA...AS INSTITUIÇÕES, ASSOCIAÇÕES E CANIS, NÃO ESTARIAM TÃO LOTADOS!! AS PESSOAS GOSTAM DE PASSAR AS RESPONSABLIDADES CÍVICAS QUE CADA UM DEVE TER, PARA AS "COSTAS" DOS OUTROS!! PARABÉNS ADOREI E DIVULGUEI!!:o))BJS, LINA

    ResponderExcluir
  2. O nosso trabalho é um pingo, mas vale a pena! Que post bacana! Informativo...muito bom! Seu gato é um charme de beleza! Se não conhece meu blog, deixo o convite! Te espero por lá! Estou te seguindo e voltarei mais vezes por aqui. Blog bom de ler.

    ResponderExcluir
  3. Postei o texto no meu blog, maravilhoso!!!

    http://aopdofogao.blogspot.com/2011/09/verdades-sobre-protetores-de-animais.html

    ResponderExcluir
  4. Muito legal sua atitude, tentar educar o ser humano é o mais dificil!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.