31 de out de 2011

Happy Halloween :)

Hoje é Dia das Bruxas :)

Nas ultimas semanas inúmeros protetores pelo país distribuíram mensagens sobre o cuidado ao doar animais nessa epoca, especialmente os completamente pretos, brancos e não-castrados, sob o risco dos mesmos serem utilizados em rituais macabros em relação à data.

Esses avisos possuem muito fundamento, pois pessoas desequilibradas que se fingem de bons adotantes, apenas para apossar-se do animal e utilizam a desculpa de rituais religiosos para a tortura e assassinato do mesmo.

Mas, para esclarecer qualquer preconceito ou mal entendido em relação às bruxas modernas, aquelas que em séculos passados também foram, como os gatos, perseguidas, convidei a Luciana Onofre, professora universitária, taróloga e interprete, além de bruxa, para esclarecer a relação entre elas, o dia 31 de outubro e os gatos.

DIA DAS BRUXAS E GATOS PRETOS

[Ou de qualquer cor]

Quem são as Bruxas?

Somos um coletivo pacifico que cultua os ciclos da natureza, da Mãe Terra.

Por celebrarmos tais ciclos no dia 31 de outubro celebramos o fim de um ano, de um ciclo. Um que dia por desvirtuamento comercial, [nosso Festival Samhain], passou a ser conhecido por todos como Halloween, a noite das bruxas.

Mas neste dia além do fim do nosso ano, a celebração se volta para a lembrança dos idos, dos ancestrais imediatos, e de todos aqueles que construíram a nós como seres, e não estão mais aqui.

Devido a uma tendência intrínseca do homem em generalizar, o All Hallow’ Eve, o Samhain por ser data do calendário de Bruxas e Bruxos, passou a ser entendido como parte de algo que em nada reflete o que a Bruxa e seus costumes é, somos sim seres que acreditam em magia, mas dentro dos nossos ritos não elencamos sacrifícios, sejam animais ou humanos.

Realizamos oferendas, celebramos essa noite, mas jamais verão em nossos altares gatos pretos, ou de qualquer cor em sacrifícios de sangue.

Aí entra a generalização. A Bruxaria nossa, aquela que celebra a natureza, e que recebe muitos nomes, como Wicca, Stregoneria, Bruxaria Natural, Bruxaria Hereditária, Bruxaria Familiar, não é a mesma magia, ou feitiçaria que grupos de outras crenças professam. Não há a captação de animais com fins de oferendas a deidades, ou com objetivos de obter aquilo que desejamos. Há isso, mas em outros coletivos, aqui na América do Sul percebido em religiões de origem africana, ou em grupos denominados satanistas.

E daí se generaliza que toda Bruxa procura gatos para atingir o que almeja.

Temos gatos sim, mas para Bruxas são animais de estimação. De poder. São protetores dos nossos lares, são animais admirados por crermos que eles detêm poderes espirituais. Então como iríamos sacrificar seres que além de nossos amigos, são vida, como tudo o que faz parte daquilo que zelamos?

Feliz Dia das Bruxas!

A Luciana também é praticante da guarda responsável, tendo 3 lindos gatinhos embelezando sua casa, todos adotados :)

Endora, a mais velha :)

Bóris, o segundo :)

Lila, a caçula :)

Independente do dia ou mês do ano, é importante que protetores sempre tenham exigências firmes para a doação de seus animais. As pessoas mudam de pensamento e coração muito rapidamente, o amor desaparece quando o filhote cresce, morde algo ou faz xixi no local errado. Até mesmo ser "alegre demais" já é motivo para devolução ou abandono.

O destino do animal para adoção depende inteiramente da pessoa que o está doando e dos padrões que estabelece.

E, sempre reforçando, lugar de gato é DENTRO DE CASA e CASTRADO!


No Dia das Bruxas, Natal, ou Carnaval, mantenha seu gato branco, preto ou azul com bolinhas seguro e a salvo! :)


3 comentários:

  1. amei o post e blog..queremos ser a sua nova amiguinha!!!lambjs e miaus..Lilika e Malú

    ResponderExcluir
  2. Concordo! Adorei...
    Feliz halloween, com muitos ronrons..
    =^^=

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.