27 de jan de 2012

Acne Felina

A acne nos gatos passa despercebida por grande parte dos proprietários e veterinários também. Demorou um bom tempo até que eu descobrisse o nome da doença.  Aqui na minha cidade o Arthur usou vários paliativos antes de conseguirmos uma veterinária especialista em dermato para conseguir tratá-lo com eficácia. Antes disso só soube da doença após pesquisar em sites de outros países. 

As glândulas sebáceas nos mamíferos secretam óleos que lubrificam a pele, evitando irritações e ressecamento. Essas glândulas são encontradas no dorso, pálpebras, queixo, base da cauda e lábios, conectadas aos folículos capilares.Elas também são responsáveis pelas marcações de território dos gatos, explicando os motivos que eles esfregam costumeiramente o rosto e o queixo nos objetos e com o tempo é possível observar manchas oleosas onde os animais se esfregam. 

Quando estes folículos se entopem de impurezas se transformam em cravos pretos. Quando estes inflamam e se tornam infeccionados, com pus, é neste estágio que começam a irritar o gato, fazendo com que se cocem e comecem a se machucar, às vezes, seriamente. Infecções oportunistas mais sérias também podem aparecer por estes ferimentos, especialmente em gatos não-castrados que têm acesso à rua ( vários gatinhos dos Felinos Urbanos apresentam acne felina em diversos estágios )

acne felina em estágio inicial ( Felino Urbano  #16 )
acne felina em estágio mediano ( Felina Urbana #1 )
acne felina em estado grave 

Apesar de não ter causas definidas, sabemos que a acne está ligada à higiene, pode aparecer por mudanças climáticas, stress e outras alterações no sistema imunológico do animal. 

O melhor modo de evitar a doença é examinar frequentemente o queixo e mucosas do gatinho, procurando por pontos de "sujeira" . Limpar a área com água morna em um algodão ajuda, mas apenas nos casos bem iniciais da doença. Se os cravos forem numerosos e espalhados, é hora de procurar um veterinário especialista antes que se tornem infeccionados. 

Potes de plástico devem ser evitados, são uma das principais razões para o aparecimento da acne felina. 
O plástico, com o uso contínuo, vai se deteriorando e mesmo em espaços microscópicos, bactérias e sujeira se acumulam. Alguns estudos também indicam que há animais alérgicos ao plástico.

Recomendo potes de inox ou de melamina, tanto para cães e gatos, pela qualidade do material e também pela facilidade da limpeza. É necessário lavar os comedouros e bebedouros pelo menos uma vez por dia, com sabão. 

Escaldar os pratos também aumenta a higienização dos mesmos. 
Aqui escaldo os potinhos do Arthur toda semana, ou no minimo de 15 em 15 dias. 

comedouro de melamina do Arthur 
Comedouros e bebedouros desses materiais não são caros e duram bastante, um ótimo investimento na saúde do gatinho :) 

Desde o tratamento com a Dra.Jackeline Rodrigues ( muito obrigada! ) o Arthur nunca mais teve uma recaída, mas também faço a minha parte para garantir que a doença não volte. 

É importante frisar que a acne felina não é "frescura". Apesar de não ser fatal, é uma doença dermatológica, chata, incomoda o animal, precisa de atenção e manejo constantes para evitar recaídas e piora. 

E não atinge somente gatos, cães também são afetados.

acne severa em filhote

Acredito que não custa nada um cuidado extra para manter o seu bichinho confortável :) 

Para saber mais:





14 comentários:

  1. Eu tinha uma gatinha que tinha esses pontinhos pretos no queixo, às vezes eles estavam salientes e quando eu limpava com algodão úmido eles acabavam saindo. Sempre achei que foss acne! Felizmente nunca passou desse estágio:)

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o post!!! Bem informativo. Vale lembrar que ja tratei acne felina em estagio bem inciallavando com um algodao e protex (sabone antibactericida),mas so funciona no estagio inicial. Mesmo assim temos que usar potes de inox ou melamina.

    ResponderExcluir
  3. muito legal, seu post muita gente não observa os peludos e quando vai ver a coisa já fico feia.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse post...vou ficar de olho no queixo do meu Julian!

    ResponderExcluir
  5. Nossa..legal..eu não sabia que se tratava de acne felina.....mas já fazia o certo..limpava com algodão e agua morna!!!!!!...poxa...esse site é demais!!...meus 9 bichanos vão adorar!!!valeu

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca tinha ouvido falar, mas agora estou achando que a minha gatinha tem, pois as fotos batem perfeitamente com os pontinhos dela. Obrigada aos responsáveis pela excelente matéria, valeu, e vou divulgar!

    ResponderExcluir
  7. Eu não sabia nem q isso existia....tenho 6 gatos e pude verificar q um deles está com uns pontinhos pretos no queixo.... gostaria de saber onde achar esse comedouro da foto, pois os bebedouros aqui são de louça, mas os comedouros de plástico... se alguém souber me informar por favor entrem em contato com meu email ( dmp_art@hotmail.com). Agradesço desde já...e adorei a matéria!!! Danny

    ResponderExcluir
  8. Estou reparando há alguns dias que o meu gato está apresentando um ponto discreto no queixo e diante dos comentários acima, tenho quase certeza de que é acne felina. Como adotei uma gatinha há 2 meses atrás, acredito que ele possa ter passado por um stress muito grande, razão pela qual pode ter ocasionado isso. Por favor, é verdade que compressas de água morna no local podem amenizar os sintomas????? Aguardo um retorno.

    ResponderExcluir
  9. Noooossa ! Eu sempre achei que fosse sujeira ! Muito esclarecedor ! Aliás, amei seu blog ! Vou procurar saber mais sobre isso !

    ResponderExcluir
  10. Eu acabei de reparar nesses pequenos pontos no queixo da minha gatinha, a Meg, e vim procurar na internet sobre. Ela tem vários espalhados por todo o queixo e dá pra sentir que a região é oleosa, mas eu imaginei que poderia ser terra porque ela costuma brincar muito no jardim.

    Obrigada pelo post e pelas dicas, ajudou bastante. Vou levá-la no veteriano assim que der.

    ResponderExcluir
  11. Minha Gatinha Malú está com estes pontinhos pretos no queixo. Sempre tive gato e achava que estes pontinhas indicava que o gato estava com pulgas e que aquilo era sujeira das pulgas mas, como não encontrei pulga na minha gatinha resolvi consultar uma veterinária aí fiquei sabendo que se trata de acne.
    Vivendo e aprendendo.

    ResponderExcluir
  12. Bacana olha só em 2016 eu aqui olhando isso meu gatinho THEDY apareceu uns potinhos pretos no queixo,as imediatamente já troquei os recipientes de plástico para vidro, que por sinal ficou muito bonito, e lavo diariamente e também limpo seu queixo com algodão e água morna sempre que posso e passo soro fisiológico tambem.
    Meus parabéns as informações aqui são muito prestativas.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.