27 de fev de 2012

Gatos de pêlo longo - o relato de um pai

Continuando nossos posts sobre gatos de pêlo longo, agora com o depoimento do Eder, pai de Fredy, 7 anos e Gretchen, de 8 anos, além de Brenda, uma SRD também de 8 anos :)

1- Por que escolheu ter um gato de pelo longo?

Era algo que sempre esteve nos meus sonhos.Muitos anos mais tarde quando vi um gato decara chata foi amor a primeira vista. Combinam com meu estilo de vida, pois sãopreguiçosos e dorminhocos, tem um nível de energia baixo, miam baixinho, não sobem em lugares altos,não mexem nas minhas coisas, enfim, perfeito pra quem chega em casa de noite do trabalho e só queruma companhia peluda pra ver tv e dormir junto.

2- Seu animal foi comprado ou adotado?

Os dois de pêlo longo foramcomprados.

3- O que deve se levar em consideração ao adquirir um gato de pelo longo?

Sua procedência ( pedigree, exames dedoenças genéticas/infecciosas), se há tempo para cuidar de sua pelagem todos osdias, se há condições financeiras pois éum animal que gera muita despesa, se há animais muito agitados/agressivos naresidência pois é um gato muito calmo que não sabe se defender.

Fredy


4- Quais as principais diferenças decomportamento de um pêlo longo para um gato de pelo curto?

Não posso falar por todas as raçasde pelo longo, mas meus persas são gatos extremamente apegados e dependentes do dono, silenciosos, pesados edesastrados, péssimos para escaladas, são gatos “de chão”. E são perigosamenteingênuos, acham que vivem num mundo cor-de-rosa. Gatos de pelo curto são muito mais espertos,hiperativos , independentes, e costumam não tolerar abusos por parte dos humanos.

5- E quais os principais cuidados com apelagem?

Banhos regulares (pelo menos 1x aomês) e escovação do pêlo diariamente para não formar nós. Ter uma casa sempre muita limpa e seca também ajuda a manter a pelagem livre de fungos e outras doenças.

6- Há alguma atenção especial em relação à alimentação?

Ração superpremium de boa qualidade sempre! Nesse quesito não se pode economizar. Há quem faça uso de complementos vitamínicos, mas acho que só uma ração de qualidade já é o suficiente.

7- Muitas pessoas compram um gato de pelo longo sem atentar para a procedência daquele animal. Quais os principais problemas advindos desta opção?

Gatos com péssima qualidade genética(destruindo a seleção que bons criadores levaram dezenas de anos pra conseguir), gatos com PKD, FIV, FELV, fungos,verminoses, sarna de ouvido e outras doenças.

Gatos desnutridos por comer ração de péssima qualidade; gatos que não toleram colo, ariscos e mordedores (parte por causa da falta de manejo adequado quando pequenos e parte pela qualidade genética ruim dos pais)

8- Há muita diferença entre os cuidados veterinários de um gato de pelo longo e um de pelo curto?

Acredito que os cuidados sejam os mesmos,vacinas, vermífugos, consultas, etc. A diferença fica por conta da quantidade de vezes que se vai ao veterinário quando se tem um gato mais delicado. Se o gato de pelo curto em questão for um SRDe for bem cuidado, dificilmente adoecerá, já os peludos vira e mexe tem algum“probleminha”.

Gretchen

9- Deixe uma mensagem para alguem que estápensando em adquirir um gato de pêlo longo.

Primeiro procure um bom gatil,visite-o, busque referências, exija exames de saúde e o pedigree, e fique feliz se o gatinho já vier castrado,sinal de que o dono do gatil se preocupa com eles.

Não procure preço e sim QUALIDADE, tenha em mente que um gato bem cuidado e de boa procedência teve um grande investimento por parte do criador. Fazendo tudo isso você terá uma migo peludo saudável por muitos e muitos anos a seu lado.


Um comentário:

  1. Excelente, Eder Ramos! Adorei a entrevista, tanto pelas perguntas como por suas respostas!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.