24 de fev de 2012

Gatos de pêlo longo - o relato de uma mãe

Sabemos que gatos não são companhia para todas as pessoas. É preciso compreender sua natureza mais introspectiva e atender a suas necessidades especificas. 

No caso dos gatos de pêlo longo é ainda mais necessário um guardião que saiba como lidar com as caracteristicas das raças e seu manejo, para o bem estar do gatinho. 

Esta será a primeira de 3 posts falando sobre gatos de pêlo longo e ninguem melhor para falar desses gatinhos do que pais e mães dos mesmos. 

Nossa primeira entrevistada é a Claudia Akemi Yassutani, mãe da Cindy e Sofia, duas gatinhas persas de 2 anos e 10 meses :)

Lembrando que os gatinhos citados nestes posts são criados com guarda responsável, castrados, em apartamentos e casas seguras :) 

1- Por que escolheu ter um gato de pêlo longo?

Queria um gato com personalidade calma, dizem que a maioria dos persas são assim, então, acabei optando por eles, além de achá-los bonitos. Apesar de que depois, li alguns poucos relatos de donos de persas dizendo que os seus são super ativos. Então, não dá para generalizar. 

2- Seu animal foi comprado ou adotado?

A Sofia foi comprada e a Cindy, que é a irmã gêmea, foi doada. Estava procurando uma companhia para a Sofia, comentei isso com a dona do gatil, ela disse que me dava a Cindy porque preferia que ela fosse morar com um dono dedicado, que oferecesse um lar seguro e com boas condições financeiras.

3- O que deve se levar em consideração ao adquirir um gato de pêlo longo?

Gatos de pelos longos exigem muitos cuidados, tanto com a escovação dos pelos, quanto limpeza de olhos, ouvidos, nariz e outros relacionados a higiene, que necessitam ser diários e exigem horas de sua dedicação.

4- Quais as principais diferenças de comportamento de um pêlo longo para um gato de pêlo curto?

Eu acho as minhas gatas muito tranqüilas se comparada com a Fotcha, uma gata SRD de pelo curto que costuma passar as férias aqui em casa quando seus donos vão viajar. Mas como disse antes, isso não é regra. Cada gato tem a sua personalidade, pode ser que eu tenha tido sorte de achar gatas calmas como eu queria.

Sofia  :) 

5- E quais os principais cuidados com a pelagem?

Costumo penteá-las de duas a três vezes ao dia, assim, ameniza a formação de bolas de pelos e dos nós. Além disso, uma vez por mês , eu mesma faço a tosa higiênica , dou banho (uso um xampu desengordurante primeiro e depois um outro normal para gatos), seco bem  com algumas toalhas e finalizo com secador por no mínimo uma hora e meia. Mas se o gato for de pelo branco, os cuidados são bem maiores.

6- Há alguma atenção especial em relação à alimentação?

Se for comparado com gato de pelo curto, acredito que não. Como todo o gato, deve ser alimentado com ração de boa qualidade. Aqui elas comem ração para gatos castrados.

7- Muitas pessoas compram um gato de pêlo longo sem atentar para a procedência daquele animal. Quais os principais problemas advindos desta opção?

Tem gente que pode achar que um animal vindo de boa procedência custa caro, mas caso o contrário, se vier doente, pode ter certeza que os gastos com tratamentos veterinários serão muito maiores. Sem contar que se o gato falecer por complicações dos problemas vindos de um lugar não confiável, o prejuízo será incalculável.

Antes de adquirirem um gato persa, verifiquem se o gatil realiza o teste de PKD por DNA (não vale por ultrassom), se emitem o pedigree, conhecer o local pessoalmente,  se o criador é preocupado em saber quem será o futuro adquirente, que vendam o gato castrado e que não tenham a finalidade de obter lucros com a venda de animais. 

Faça uma ampla pesquisa, jamais adquira qualquer animal por impulso só porque achou bonito. Assim, além de evitarem em estar adquirindo um gato doente, também deixarão de alimentar a indústria de criador fundo de quintal, que maltratam e usam seus animais como máquinas de fazer filhotes, com o único intuito de obter lucro. 

Outro ponto importante nunca compre animal em pet shop ou feirinhas, porque você não saberá qual a procedência dele.

8- Há muita diferença entre os cuidados veterinários de um gato de pêlo longo e um de pêlo curto?

Existem alguns problemas que costumam acontecer com maior freqüência em gatos persas, como o PKD (doença genética, portanto, sem cura que pode levar a morte), problemas oculares, respiratórios, dentre outros. 

Como todo animal de estimação, deve ir ao veterinário regularmente, tanto para fazer o check-up ou quando desconfiarem que a saúde não esteja bem.

Cindy :)

 9- Deixe uma mensagem para alguém que está pensando em adquirir um gato de pêlo longo.

Ter um gato de pelo longo exige muitos cuidados que já descrevi aqui e repito que isso vai demandar certas horas do seu dia. Procurem gatis responsáveis, saber sobre as principais doenças da raça e como tratar ou evitar. 

Leiam textos e fóruns de fontes confiáveis na internet, procurem revistas que fale mais sobre a raça e tenham a consciência de que não estarão adquirindo um bichinho de pelúcia, mas sim um animal que vai viver muitos anos dependendo dos seus cuidados e dedicação.

lindas e muito amadas :) 



Um comentário:

  1. Lindas :)
    Claudia acho que uma caracteristicas desejavel nos persas é que sejam mesmo calmos e dóceis... infelizmente alguns gatis focam apenas na beleza e nao no conjunto, por isso vemos tantos casos de persas com comportamento atípico por ai. Felizmente agora os criadores (alguns) estao dando mais atenção ao quesito "comportamento".

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.