2 de fev de 2012

Os perigos do anticoncepcional - depoimento de uma mãe


O anticoncepcional para cadelas e gatas é um veneno terrível. Além de não funcionar na grande maioria das vezes, ainda condena as fêmeas à inumeras outras doenças, algumas delas fatais.

Infelizmente uma grande parte da população desconhece os riscos e, através de vendedores de casas agropecuárias e veterinários sem etica, utilizam esse metodo para evitar filhotes.

Mas o barato sai caro e quem paga o preço maior, com a saúde e a vida, são os animais.

A Loise, aqui mesmo de São Luís, gentilmente concordou em relatar o que aconteceu com sua gatinha, para conscientizar mais pessoas sobre os riscos do anticoncepcional veterinário.

1- A quanto tempo você tem gatos?
Bom, minha mãe sempre foi apaixonada por animais, gatos em especial, portanto convivo com eles desde criança.

2- Utilizava/ utiliza Guarda Responsável com eles?
Não utilizava pela falta de informação e dificuldades financeiras que na época não nos permitia levá-los ao veterinário. Mas sempre tratamos nossos animais da melhor forma possível.

3- Quantos deles foram/são castrados?
Apenas minha atual gata.

4- Por que optou pelo anticoncepcional, ao invés da esterilização da sua gatinha?
Parecia ser uma alternativa barata e mais viável na época. A adotei já adulta das ruas, na verdade eu já planejava castrá-la futuramente, só nunca tinha imaginado os perigos.

Somente depois de ter aplicado me interessei em pesquisar e fiquei sabendo dos estragos que este método pode causar. Eu nunca havia ouvido falar de perigos, e quando meu sogro foi comprar no petshop não foi alertado.

5- O que aconteceu com sua gata após o uso do anticoncepcional?
Ela engravidou ou já estava grávida, não sabemos ao certo já que ela era uma gata de rua adulta.
A gravidez seguiu normalmente, mas fiquei preocupada e a levei ao veterinário. Lá foi constatado que ela não havia produzido leite e que possivelmente estaria com os filhotes mortos dentro do útero.

Antes que eu a levasse pra fazer os exames de ultrassom que o médico receitou, ela entrou em trabalho de parto, parecia sentir muita dor e não saía de perto de nós. A levamos para a clínica mais próxima de casa, segundo a veterinária precisaria ser feita uma cesárea. Pra nossa surpresa os filhotes haviam sobrevivido, porém muito fracos e o útero dela teria de ser retirado devido à infecção que o anticoncepcional geralmente causa.
Ela rejeitou os filhotes, tentamos cuidar deles, alimentá-los, mas após uma semana os gatinhos começaram a morrer, nenhum resistiu. Sem falar dos cuidados que ela necessitou durante a recuperação. 

6- Em relação a uma cirurgia de castração, quanto, em proporção, você gastou para recuperar a saúde dela, por causa do uso do anticoncepcional?
Gastei mais que o dobro do que iria gastar se somente fosse feita a castração. Além da cesárea, todas as consultas e remédios para a gata, houve o gasto com os remédios e leite especial para os gatinhos.

7- Qual a postura do veterinário diante do que aconteceu com sua gata?
A veterinária que a operou ajudou bastante, inclusive com os filhotes e afirmou que esses casos são muito comuns devido a falta de informação das pessoas.

8- Deixe uma mensagem para alguém que acabou de adquirir um animalzinho.
Primeiramente você deve levar seu animal a um profissional competente, isso é indispensável, pois só assim você saberá se seu animal esta saudável ou tem algum problema de saúde.

Logo após providencie a castração, o mais cedo possível, pois alguns animais entram no cio antes do esperado. Castrando seu animal você estará prevenindo grandes gastos financeiros e emocionais, é horrível correr o risco de perder sua gata ou cadela por um erro seu!

Tiro isso por experiência própria! Não cometam o mesmo erro que eu e não deixem que outras pessoas também o façam!

Bonnie linda, a sobrevivente 

Agradeço muito à Loise pelo depoimento.
Uma unica injeção, tão baratinha e todos esses estragos.



Por favor, divulguem para o maior número de pessoas possível.

E lembrem-se que castração é um pilar fundamental da Guarda Responsável.


3 comentários:

  1. Oi! Comecei hoje a seguir o blog e estou a adorar! Tem informação importante e artigos muito interessantes! Também a minha mãe usava anticoncecionais nas minhas gatas quando eu era pequena e passei por uma situação semelhante à da Loise... Aprendi a lição e quando tive a minha própria casa e a minha gata, ela foi logo esterilizada! É a melhor solução, poupa muito sofrimento às bichanas, também poupamos dinheiro a médio prazo e é óptimo ver como elas ficam lindas e saudáveis!
    Obrigada por seguir o meu blog Curiosidades Felinas!
    Tudo de bom e muitos ronrons!

    ResponderExcluir
  2. eu tive uma gata q minha mãe resolveu aplicar o anticoncepcional, ñ sabemos tb se ela estava gravida ou engravidou, ela abortou todos os gatinhos, descobri dias depois dentro do meu armario apenas os ossinhos, e ela morreu meses depois d cancer, com certeza causado pelo anticoncepcional!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei muito da matéria. Parabéns, não somente pela informação, mas em especial pelo amor a estes bichinhos, que são presentes de Deus para todos nós. Eu tenho cadelas, rs. Amo!!! A minha se chama lili, tem seis anos. Nunca dei anti-concepcional nem cruzou. Ela fica somente em nossa companhia dentro de casa,no quintal, que é bem grande, onde ela corre a vontade. Ela tem uma boa saúde, mas qdo se aproxima a época do cio sofre muito. Triste, chorona, nervosa. Após o cio o quadro se prolonga por meses, onde ela tem uma queda de pelos que nos atormenta. Temos que afastá-la um pouco, pois é enorme a quantidade pelos, mesmo com nossos cuidados. Pensamos em castrá-la e a dúvida é: Será que ela ainda está na idade para tal procedimento? Será que esta medida vai interferir na queda dos pelos? Seria benéfico para ela que sente tantas dores no período do cio? Oh dúvida? Agradeceria muito se alguem pudesse me esclarecer, pois no meu bairro a profissional q temos, eu particularmente, não gosto e vou omitir os motivos. meu email bt.goulart1412@gmail.com. Obrigada e grande abraço a todos!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.