15 de mar de 2012

Alimentação Natural - o relato de uma mãe


No Brasil, a Alimentação Natural para animais de estimação está ganhando mais força e adeptos a cada dia. Cães e gatos são carnívoros e isso, infelizmente, não é respeitado nas formulas das rações consideradas as melhores do mercado. Nos rótulos desses produtos, vocês podem perceber grãos e outros ingredientes que passam longe do que carnívoros necessitam. O resultado são doenças cronicas e "incuráveis" que afetam centenas de animais de estimação, como problemas dermatológicos, estomacais ou intestinais e até mesmo problemas odontológicos, como mal halito e tártaro frequentes.

Uma das fontes mais completas e conhecidas dos brasileiros que são adeptos ou estão interessados na Alimentação Natural para o bem estar de seus bichinhos é o pioneiro Cachorro Verde, site de criação da médica veterinária Sylvia Angélico, que além de apresentar inúmeros textos ricos sobre a AN, traz também outros assuntos, como Homeopatia Veterinária, Acupuntura, Vacinação, etc.

Hoje iremos entrevistar a Arissa Vasconcelos, que mora em Boa Vista e é adepta à Alimentação Natural e Raw Meaty Bones ( ossos carnudos crus ) na dieta de seus peludos.

1- Quantos animais você possui atualmente?

No momento tenho dois cães adultos e dois gatos filhotes.

Lupin esperando o jantar :)

Sirius e os ossos carnudos :)


2- Como ficou sabendo da Alimentação Natural?

Assim que ganhei meus dois labradores, entrei numa comunidade do orkut e logo fiquei amiga de uma moça que tinha um labrador também. Depois de alguns meses, ela começou a alimentá-lo com Alimentação Natural e me contou. Me apresentou os sites e me explicou como ela fazia, foi assim que conheci e me interessei.

3- Quais os motivos que fizeram você mudar de ração para AN?

O principal motivo foi que um dos meus cães não comia ração pura de jeito nenhum, sempre tinhamos que misturar com alguma coisa diferente todos os dias. As costelas dele sempre foram aparentes por causa disso e ele chegou a ter quadros de vômito e diarréia por causa das latinhas de pedigree que misturávamos com a ração seca todos os dias pra ele poder comer. Depois disso, passei a ler as experiências de outros tutores adeptos, e me animei mais ainda. Hoje em dia não temos mais diarréia, inapetência, falha na pelagem, pelagem desbotada, quadros de vômitos, problemas de pele, mau hálito…nada disso.

3- A quanto tempo oferece AN para seus animais?

Comecei a oferecer aos meus cães quando eles tinham 1 ano de idade, vão completar 2 aninhos dia 23 de março. Os gatos estão na AN há apenas alguns meses, já que os adotei no começo de dezembro e esperei a fase de adaptação pra poder dar início a dieta.

Neville e o peito de frango :D

Luna e o pratinho de moelas :) nham nham!


4- A Alimentação Natural exige uma mudança na rotina, estudo e comprometimento por parte dos donos. Como foi essa transição para você?

Não foi muito difícil. Mesmo eu trabalhando o dia inteiro ou em meio período eu sempre tiro o meu tempo livre pra cuidar dos meus bichos e pra ficar na internet. Sempre pesquisei muito sobre a raça, sobre cães e gatos em geral e sobre adestramento, então colocar a Alimentação Natural no meio dessas pesquisas não foi difícil. O complicado foi preparar as refeições no começo, mas depois do quarto mês se torna algo rotineiro. Trabalhei meio período e fazia as porções pela manhã, já trabalhei o dia inteiro e comprava tudo o que precisava de manhã cedo, estocava na geladeira e preparava a noite depois que chegava…Enfim, sempre consegui conciliar direitinho, sem problema nenhum. Depois que começamos com a AN aqui em casa, nenhum dos animais tiveram que comer ração de novo por um dia sequer.

freezer da Arissa, armazenamento das carnes sem ossos e visceras


5- Como se deu a aceitação dos seus animais à primeira refeição de AN?

Com os cães foi facílimo, não tive problema nenhum. Eles comem tudo e qualquer coisa que eu coloco no prato, não sobra nada e eles não rejeitam nada. Agora com os gatos a história foi e é diferente rs Minha primeira gatinha adotei com 1 mês e meio, desde que ela chegou nunca comeu ração seca e sempre aceitou todo tipo de alimento que ofereci. Esses dois gatos que tenho no momento (um casal) já chegaram na nossa casa com mais de 4 meses, sempre alimentados com ração seca. A fêmea inclusive nunca aceitou nem ração em lata ou sachê. Comecei a misturar peito de frango cozido na ração e depois do segundo dia, eles nem tocavam mais na ração, foi até mais fácil do que eu imaginei. Hoje em dia ainda tem alguns alimentos que eles comem pouco, os meaty bones principalmente. Comem um pouquinho e deixam o resto no prato, mas depois de um tempo você aprende o que eles comem melhor e o que fazer pra que eles comam o que eles não gostam muito.

Por exemplo: no começo eles não comiam fígado de frango, então eu moia e misturava com outras carnes, depois de um tempo passei a dar picadinho puro e fui aumentando o tamanho dos pedaços. Hoje eles comem um pedaço de fígado inteiro e puro. Tem que conhecer o gato e saber driblar algumas frescuras.

6- Como se dá o preparo das refeições? Quais os tipos de carnes, vegetais e complementos escolhidos e qual o critério para suas escolhas?

Eu preparo a AN deles a cada 20 ou 30 dias e a dieta deles é crua e com ossos.
Como ossos carnudos eu compro pescoço, pé, cabeça, asinha, coxinha, coxa e sobrecoxa e carcaça de frango e pé, rabo e osso da alcatra do boi. Os gatos comem apenas o meio da asa, pescoço e pedaços pequenos da carcaça do frango, pois os outros ossos são muito grandes e duros pra eles. Quando consigo encontrar, compro vértebras de porco pros cães. Peru, coelho, codorna, rã e ratos (próprios para o consumo) também podem ser oferecidos.

Coxa e sobrecoxa de frango, língua bovina, brócolis e pimentão vermelho cozidos no vapor + suplementos

O ideal é variar o máximo que puder, então eu procuro oferecer o máximo de cortes e de órgãos de pelo menos 4 espécies diferentes. Do boi eu compro coração, língua, rim, fígado, bucho e qualquer carne que esteja mais barata (com nervos, gordura e peles costumam ser mais baratas, mas são mais nutritivas, especialmente pros gatos que obtém sua energia através da gordura). De frango eu compro peito de frango, moela e fígado, mas costumo oferecer pouco já que os ossos carnudos são em sua maioria de frango. De porco não compro nenhum órgão, mas sempre que posso ofereço pernil pra eles. Peixes também são oferecidos e estes tendo a oferecer inteiros (com vísceras, cabeça, espinhas…), sardinhas são perfeitas para os cães e manjubinhas para os gatos. Também ofereço ovos (de galinha para os cães e de codorna para os gatos), cozinho apenas para que a clara fique durinha e a gema ainda mole.

peixes e ovos de codorna :)

Vegetais eu ofereço uma variedade bem grande, praticamente todos os legumes e frutas que consigo encontrar no supermercado. Normalmente nas minhas compras entram pimentão de todas as cores, chuchu, quiabo, maxixe, beterraba, cenoura, berinjela, abóbora, abobrinha, pepino, vagem, ervilha torta, brócolis, tomate, couve, couve-flor e frutas como manga, maçã, pêra e tangerina ou laranja. Se os gatos tem acesso a gramídeos não é necessário oferecer vegetais a eles. Tudo é oferecido cozido no vapor aos cães e liquidificado aos gatos. E como suplementos eu costumo oferecer azeite de oliva, levedura de cerveja e iogurte natural que eu mesma faço em casa. Como eles comem uma variedade grande de alimentos e consomem ossos não vejo a necessidade de oferecer nenhum tipo de suplemento sintético ou vitaminas.

uma dos jantares dos cães e dos gatinhos :)

Eu compro as carnes e os ossos em açougue que confio, onde compraria carnes para meu consumo. Como ofereço todas as carnes, vísceras e ossos crus, tenho o cuidados de limpar a pia, tábua e faça com detergente e álcool antes de preparar e congelo tudo por 72h antes de oferecer para inativar bactérias e matar microorganismos que possam ser prejudiciais. Mas como carnívoros, cães e gatos são preparados para comer carnes cruas sem adoecerem, ao contrário de nós, o estômago deles é próprio pra isso.

7- Quais as principais vantagens em relação à ração?

Todas. A única desvantagem é realmente o preparo e o tempo que a gente "perde" estudando, pesquisando. Os benefícios são inúmeros. Os cães por onde passam fazem sucesso por causa da pelagem e do estado corporal deles. Um dos meus meninos tinha a pelagem desbotada e rala, hoje é bem cheia e super pretinha. A AN é feita individualmente, levando em consideração doenças, metabolismo e idade de cada cão, por isso consigo manter o peso deles com maior facilidade. As visitas ao veterinário diminuíram drasticamente, os gastos com vermífugos e carrapaticidas também. A orelha não produz mais uma quantidade absurda de cerume e os dentes estão super branquinhos. Fora o cocô que vira pó se alguém pisar e simplesmente não tem cheiro nenhum, assim como o xixi.


As vantagens que eu notei com os gatos foram praticamente as mesmas. O cocô diminuiu muito, eles fazem de 3 a 4 carocinhos de azeitona por vez. Não tem cheiro nenhum. O consumo de água hoje é praticamente nulo, apesar de que eles continuam fazendo xixi normalmente, senão mais. Não preciso me preocupar com tártaros, pois eles escovam os dentes diariamente com pescoço e asinha de frango. A pelagem deles está muito mais farta e sedosa e mesmo assim a queda de pêlo deles simplesmente cessou.

8- Deixe uma mensagem para alguém que está pensando em utilizar a Alimentação Natural.

Estude, pesquise e não se deixe desanimar por veterinários. Acredite, a maioria deles não entende NADA de dietas caseiras e são contra, passei por alguns veterinários que me criticaram muito até enfim encontrar uma que é a favor da dieta. Procure conversar com tutores adeptos, tire suas dúvidas com quem já oferece esse tipo de alimentação e não desista se o seu gato não quiser comer no começo. Aprendi que a gente consegue com algum esforço. Gatos não foram feitos pra comer uma comida SECA e cheia de carboidratos e com fontes pobres de proteína.

Se for optar pela alimentação natural, estude bem para poder fazer da forma correta. Uma dieta caseira desbalanceada é muito mais prejudicial do que a ração seca e caso não tenha segurança, estude mais um pouco e procure por profissionais especialistas na área ( eu recomendo um bom zootecnista ).

O album da Arissa no facebook, com mais fotos das crianças e seus pratos de AN - http://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150596021152700.405020.772592699&type=3

Para mais informações sobre AN para gatos:

http://feline-nutrition.org/
http://catinfo.org/


8 comentários:

  1. Tudo verdade, e o melhor mesmo é ver as crianças lindas e saudáveis e o ambiente em casa sem cheiro ruim de cocô e sem pelos em demasia pelo chão. E como provedoras financeiras do sustento deles, afirmamos categoticamente que economizamos horrores#Aline&Virginia/Tia&MãeDaArissa.

    ResponderExcluir
  2. Amiga... Gostaria de estudar esta alimentação natural. Você poderia me indicar algumas fontes de informação na internet? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querida, no proprio texto há o endereço do cachorroverde e outros dois links no final, sobre alimentação natural, dê uma olhada :)

      Excluir
  3. Super nice on the ice esse post!

    Um bom profissional que tenha especialização em nutrição de pequenos animais irá indicar a melhor dieta pro seu animal.

    Ótimo exemplo, ótimos links e fotos que comprovam a diferença absurda com a AN.

    Parabéns pela dedicação aos seus animais, Arissa!

    E como sempre, Otávia mitando com suas entrevistas! hehe

    ResponderExcluir
  4. Adorei a matéria! E os cãezinhos e gatinhos, então...Me apaixonei pelo Lupin, rsrsrsrs

    Desejo que você tenha um final de semana repleto de muita paz e alegrias!♥

    ResponderExcluir
  5. muito legal esse post, os meus gatos comem ração seca, ração úmida de almocinho quase todos os dias, e em alguns dias eu ofereço frango cru mesmo, aqui a gente chama os pedacinhos de sassami, é só carne,e eles AMAM, o meu gato mais velho chega até "falar" comendo de tanto que gosta e os outros tb desde pequeninhos gostam, e agora lendo esse post fiquei muito feliz em ver que não é errado oferecer carnes para eles, e agora vou pesquisar mais do que eles gostam e oferecer mais vezes outros tipos de carnes.

    ResponderExcluir
  6. Hahaha gostei doa bichinhos personagens de Harry Potter. ^^

    ResponderExcluir
  7. gostei do post , vc ja viu a BIOFRESH ( 100% NATURAL , sem BHT e BHA , alta inclusao de carne e frutas frescas ) e pasmem cabe no meu bolso $ !!!!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.