03/03/2012

Gatos sem pêlo - o relato de uma mãe

Todo mundo por aí já deve ter visto um gato "pelado" . Apesar da aparência estranha, eles cativam profundamente aqueles que convivem com eles.

Mas, eles não são exatamente pelados. As raças de gatos "sem pêlos", na verdade possuem uma levíssima penugem acetinada em todo o corpo, podendo ser mais visiveis nas patas e cauda.

As 8 raças de gatos pelados do mundo foram criadas a partir de um unico gene isolado, que provoca ausência de pêlos e bigodes.

A mais conhecida delas são o Sphynx ( Canadá ), seguida pelo Don Sphynx ou Donskoy ( Russia ) , o Peterbald ( cruzamento entre o Don e Orientais Shorthair ) , o Kohana ( Hawaii ) , o Bambino ( cruzamento do Sphynx com o Munchkin - gatinho de pernas curtas ) , o Minskin ( criado para ser o gato pelado com extremidades ponteadas - como um Siamês ), o Dwelf ( com pernas curtas e orelhas curvadas ) e o Ukrainian Levkoy ( com orelhas abaixadas do Scottish Fold )

Para fotos ( site em inglês ) - http://www.catbreedsjunction.com/hairless-cats.html

Aqui no Brasil a raça mais popular é o Sphynx, já com alguns gatis dedicados à raça.
Bons gatis oferecem animais castrados, vacinados e saudaveis, mas o preço é bem mais salgado do que um gato de raça peluda e o manejo é trabalhoso.

A Renata Bastos é uma amiga querida e uma mãe de gatos exemplar.
Gentilmente concordou em dividir conosco a sua experiência como mãe de um Sphynx, o charmoso Luther, que tive o prazer de conhecer pessoalmente em SP :)

Luther lindão, fotografado por mim :)

1- Por que escolheu ter um gato sem pêlo?

Eu morria de vontade de ter um, mas não tinha conhecimento dos cuidados e sem nunca ter lido nada sobre a raça, até que o Luther apareceu.

2- Seu animal foi comprado ou adotado?


Adotado.Uma amiga viu o anuncio da doação dele no Orkut. A pessoa dizia querer doá-lo por estar se mudando do país.

Ele marcou a entrega em um local publico, sequer conheceu a casa onde ele moraria. Acredito que foi mais um daqueles casos em que a pessoa compra um animal exótico e depois, com o trabalho que o manejo correto exige, além de carinho e atenção, se arrepende.

O Luther estava com um ano de idade na época e passou bastante tempo depressivo, somente no quarto, sem querer interagir com os meus outros gatos.

3- O que deve se levar em consideração ao adquirir um gato sem pêlo?

Hoje eu aprendi muito. Primeiro que a gente nunca deve querer uma raça sem pesquisar antes, ter tempo disponível para se dedicar a limpeza do gato, e gostar muito disso. Morar em lugar que facilite o controle do tempo que o gato possa tomar sol. Estar disposto a lavar, por mais vezes, os cobertores, caminhas, lençóis, e roupas que ele usar.

4- Quais as principais diferenças de comportamento de um gato sem pêlo para um gato de pelagem comum?

Não vejo muitas diferenças. São gatos brincalhões e extrovertidos e adoram carinho.


Luther dividindo o colo da mamãe :)


5- E quais os principais cuidados ?

Se criação indoor para gatos é essencial, para o Sphynx é questão de sobrevivência.

Eles sentem um frio absurdo, mesmo no calorão, estão sempre embaixo das cobertas.

Banhos semanais com shampoo suave ( pode ser de bebê ), sem muita esfregação para não irritar ou ressecar a pele. Limpar orelhas e unhas uma vez por semana por causa do acumulo de sebo e cera.

hora do banho, ele fica quietinho :)

Nunca deixá-lo exposto ao sol, nos horários que esteja mais forte, protegê-lo também do frio com roupas (para os que estejam acostumados)e cobertas disponíveis.

Nunca passar produtos anti-pulgas, pois podem intoxicá-los.

6- Há alguma atenção especial em relação à alimentação?

Ração de boa qualidade, mas isso é importante para qualquer gato.

*Por não possuir isolamento térmico como em outros animais, os Sphynx geralmente tem mais apetite do que um gato comum, já que precisam de mais energia para o seu metabolismo.

7- As raças de gatos pelados ainda não são muito populares, mas já existem pessoas que adquirem esses animais sem atentar para sua procedência. Quais os principais problemas advindos desta opção?

Primeiro é sustentar a situação degradante em que vivem os animais de um criatório irregular. Depois, comprando de um criador de fundo de quintal, você não terá nenhum tipo de certeza quanto ao comportamento e saúde do gato e ao invés de um gato brincalhão que pode viver até os 15 anos de idade, você pode acabar com um bicho agressivo e cheio de problemas cronicos de saúde.

O Luther é conhecido nos circuitos de ciclismo de SP, adora passear de bicicleta! :)


8- Há muita diferença entre os cuidados veterinários de um gato pelado e um gato com pêlos?

Apesar de considerada uma raça saudável, os Sphynx podem apresentar cardiopatias congenitas e alguns exemplares sofrem com câncer de pele, então visitas regulares ao veterinário são obrigatórias, assim como em outros gatos.

9- Deixe uma mensagem para alguém que está pensando em adquirir um gato sem pêlos.

O que eu mais escuto nas ruas é “nossa, esse gato é meu sonho de consumo, eu tenho alergia e ele não me faria mal", ou "ele não tem pelos que ficam enchendo toda a casa”.

Esse é o único ponto que faz com que as pessoas queiram um gato pelado, mas é um ledo engano. Primeiro, o que causa a alergia é a proteína que está na saliva e segundo a falta de pêlos faz com que o manejo dessa raça seja ainda mais trabalhoso, como já foi relatado.

Pesquise e estude muito antes de querer um gato dessa raça, converse com quem já tenha um e pense bastante a respeito, pois você estará adquirindo mais do que um animal exotico, é uma vida, que não merece, mais tarde, ser tirado de tudo o que lhe é familiar, como o Luther foi.

Video do Luther brincando com os irmãos:



Um gatil super sério e com otimas recomendações, para quem quiser e puder se comprometer a ter um Sphynx em sua vida :) - http://www.gatilsuryanamaskar.com.br

17 comentários:

  1. Mto interessante! adorei o depoimento e concordo com a Rê, é, acima de tudo, mta responsabilidade na hora de adotar qq animal!

    ResponderExcluir
  2. O Luther é maravilhoso, amei as fotos! A disputa por um lugar ao colo deve ser acirrada, as minhas se recusam a me dividir entre elas. O vídeo é muito divertido, os gatos são lindos, nunca tinha visto pelos tão brilhantes! Os gatinhos sem pelos são muito interessantes, na primeira vez que vi a foto de um desses achei bem estranho, mas agora eu acho divino! Na primeira vez que levei a Rutha para tosar ela ficou praticamente pelada e ficou uma delícia para agarrar!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do depoimento dessa mãe. O Luther é divino e mereceu encontrar uma mãe amorosa e com irmãos para brincar.
    Que vídeo feliz!
    Acho que responsabilidade e amor pela vida que vc resolve cuidar é fundamental.
    BEijos

    ResponderExcluir
  4. Quando vc comentou o nome, Renata, pensei que fosse uma outra Renata, a Garcia, de São Paulo que cria Sphinx também.
    Quando comecei a conviver com gatos, sim, achei estranhíssimos, até meio feios.
    Hoje eu acho lindos, super expressivos e adorei teu post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, adorei o depoimento, estou procurando um Sphynx também, eu e minha namorada já temos uma siamesa de 3 meses, e estamos querendo "engravidar" de novo e dar um irmãozinho pra ela e acho q um sphynx vai ser um irmão ideal, só que ainda não achamos um para adotar, os filhotes dessa raça são muito caros e queria saber se vcs têm o contato de alguem que crie sphynx também, se alguem souber por favor avise, meu email é isatavares191@hotmail.com

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isadora, o preço do sphynx - ou de qq outro animal de raça com boa precedencia, que virá testado para doenças, castrado e vacinado - somente reflete o investimento feito dele antes da venda.

      Um bicho de raça "barato" na verdade é uma bomba-relogio cheio de problemas de comportamento e doenças, resultado de um criador de fundo de quintal que tem em seu intuito apenas ganhar dinheiro e destruir a raça.

      O meu gato é um SRD, mas eu poderia comprar um gato de raça se quisesse. E o mais importante, eu iria me dedicar ao manejo que ele necessitasse, o que é o mais importante, afinal, o preço da compra não irá incluir as vacinas, ração premium, areia e mais qq outra despesa que este animal irá demandar nos proximos 20 anos :)

      Posso lhe indicar bons gatis de sphynx, mas todos eles serão animais de alto padrão e, consequentemente, de alto preço :)

      Excluir
  6. boas pessoal.

    tenho um Sphinx, mas passado 3 anos a penugem dele cresceu mais um pouco no corpo. será da alimentação? de ser inverno?

    obrigada a todos. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá, boa tarde...
    Quero presentear uma pessoa muito especial para mim com esse gato... A pessoa ama essa raça, e com certeza cuidará maravilhosamente bem dele. Gostaria que se possível você me indicasse alguns canis, e se puder tbm me passar em media o preço...
    Quero presentear, preciso saber se está em meu orçamento...
    Grato, Leonardo
    leocouto29@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Animais não são presente. Se a pessoa quer um destes, deve pessoalmente visitar o gatil e conversar com o proprietario para saber todos os cuidados necessários. Bons gatis vendem animais castrados, vacinados e testados para doenças felinas. E eles custam mais de 2mil reais, fora todas as outras necessidades,como alimento de qualidade, veterinarios regulares, telas no apt - sphynxs não podem ter acesso ao sol direto - entre outros cuidados.

      Quem vende gato é gatil. Cachorro é canil.

      Excluir
  8. Olá, minha esposa é alérgica e queremos muito um gato dessa raça, estamos a procura de alguém que possa doar, ou vender.
    Eu já tive uma Siamesa, quando solteiro, que viveu 16 anos, infelizmente faleceu de velhice há uns 3 anos. Cuidei muito bem dela e sei que cuidaremos bem de um Sphynx.
    Quem tiver alguma indicação, estou a disposição.
    Att,
    Igor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ao contrario do que as pessoas pensam, o que causa alergias é a proteina da saliva que TODO GATO TEM, nao o pêlo. e como foi dito acima, sphynxs precisam de MUITOS CUIDADOS para a pele se manter saudavel. apenas bons gatis vendem essa raça de forma responsavel no brasil.

      Excluir
  9. boa tarde... adoro gatos e me apaixonei por essa especie... estou querendo adotar um... sera que consigo?
    bjsss

    ResponderExcluir
  10. Gente, eu tenho um sphinx, ele é uma delicia! É uma raça ultra carinhosa e são muito divertidos... sou apaixonada e super recomendo...

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, confesso que nunca tive atrações por felinos, mas devidamente estou apaixonado pela raça. tenho lido muito a respeito de seus cuidados, manias, saúde. Enfim como marinheiro de primeira viagem o que me aconselham?

    ResponderExcluir
  12. Nossa...
    Meu sonho é ter um desses...vou juntar dinheiro para comprar.
    Já que ganhar um desses não é fácil!

    ResponderExcluir