8 de mar de 2012

Padrão de pelagem - Qual é o do seu gatinho?

Primeiramente, vamos falar de alguns equívocos em relação à pelagem de animais e alguma raça que poderiam ter.

A pelagem, assim como cor dos olhos é resultado de diferentes genes daquele cão ou gato.

Raças são formadas quando animais de caracteristicas especificas são isolados e reproduzem para que essas caracteristicas se estabilizem, constituam um padrão que pode ser esperado não somente naquele animal, mas em suas gerações futuras.

Além de uma simples cor de pêlo, olhos ou até mesmo tipos fisicos ( animais de porte grande, focinho achatados, peludos, etc ) uma raça somente pode ser afirmada com o total conhecimento dos antepassados daquele animal, assim como seu pedigree, que é a unica forma de atestar uma raça, mas isso não significa que o animal está dentro do padrão que essa mesma raça exige.

Um exemplo claro e comum é o gato siamês. Primeiramente, não existe gatos legítimos da raça no Brasil ou gatis dedicados à ela ( pelo menos nenhum gateiro que eu conheço já ouviu falar ). Os gatos que avistamos por aí, ponteados ( com extremidades ) de chocolate ou outras cores, com olhos azuis, não passam de LINDOS VIRA-LATAS :)


O Siamês padrão

O gato siamês legitimo parte do grupo de gatos de padrão oriental, ou seja, membros longos, delicados e cabeça triangular e fina. Outros gatos dessa raça são o Balinês, o Oriental, etc.


Melissa, linda SRD ponteada de olhos azuis :)

Por que estou tocando no assunto das raças em um post sobre pelagens?

Porque eu e muitos outros protetores sérios já estamos cansados de ver aproveitadores tentando enganar pessoas desinformadas, vendendo animais SRD's como se tivessem raça e até mesmo tentando doar um vira-latinha como Siamês, Persa, Russian Blue, etc, apenas para se livrar mais rapido do bichinho.

Toda vez que rotulamos um SRD e damos a ele uma raça que não possui, estamos aumentando o preconceito contra vira-latas e disseminando a ideia erronea que somente animais de raça possuem valor. E existem adotantes que, adquirindo um animal por uma raça que ele não possuí, acaba devolvendo ou abandonando o bichinho quando percebe que foi enganado.



Além disso, é importante frisar que estes animais com olhos azuis, peludos, etc, apesar de serem SRD's devem SEMPRE ser entregues castrados para não caírem nas mãos de aproveitadores de fundo de quintal e serem explorados economicamente.


Agora, voltando às pelagens. Uma unica gata pode acasalar com diversos machos durante o cio. E cada um dos filhotes pode acabar tendo um pai diferente, resultando em uma ninhada colorida.

Femeas podem ser facilmente identificadas ao serem tricolores, tanto o padrão branco com manchas escuras e douradas, quanto o padrão escama de tartaruga, a pelagem preta com manchas douradas - em sua maioria - e algumas manchas brancas.

gatinha #17 , tricolor :)
gatinha #22, escaminha :)

Também existem fêmeas que possuem tigrado juntamente com o padrão tricolor.

gatinha tricolor com tigrado :)

A grande parte dos gatos tigrados são do padrão Mackarel ( ou com uma marcação em M na testa ). Também podem ser do tipo Classic Tabby ( listras arrendondadas e grossas ), mais raros no Brasil ou do tipo pintado, com manchas arrendondadas grandes e pequenas.


Arthur é um Tabby Mackarel with white ( tigrado com marcação em M e branco )

Os gatos amarelos tigrados, em 95% dos casos, serão machos. Fêmeas completamente amarelas são muito raras.

Linda e especial Clementina, da Heri Carvalho, a unica amarelinha que conheço em São Luís :)


Gatos que possuem o corpo de uma cor branca sólida e apenas apresentam cores no topo da cabeça, orelhas e cauda são do padrão VAN, que estabeleceu o padrão da raça Van Turco :)

Até mesmo os Sphynxs possuem padrões de "pelagem", a diferença é que elas são representadas por machas em suas peles :)

Sphynx tricolor :D

Esta pagina em inglês é a mais completa que conheço em termos de pelagem de gatos :)

http://www.seregiontica.org/Colors/intro.htm

Ela se divide em 5 seções.

Gatos de cor sólida - http://www.seregiontica.org/Colors/solid/solids.htm

Gatos tigrados - http://www.seregiontica.org/Colors/tabby/tabbies.htm

Gatas tricolores - http://www.seregiontica.org/Colors/tortietorbie/tortietorbie.htm

Gatos ponteados - http://www.seregiontica.org/Colors/pointed/pointed.htm

Gatos com branco - http://www.seregiontica.org/Colors/withwhite/withwhite.htm

Deem uma olhada e depois voltem nos comentários para dizer o padrão dos seus gatinhos :)


20 comentários:

  1. Adorooooo aprender mais sobre os bichanos, sou apaixonada por eles...Adorei o post!!

    Parabéns pelo nosso dia!!

    Beijos!♥

    ResponderExcluir
  2. Adorei Otávia!!!!! Eu não sabia que gatos tigrados amarelos são, na maioria das vezes, machos!!!!! Muito bom aprender!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que interessante :D
    Então, dos meus filhos, três têm a pelagem "Silver Tabby Mackarel", uma é simplesmente "Black" e um "Seal & Blue Point with White" (cianês), rs
    Você já viu essa imagem aqui? http://cedarseed.deviantart.com/art/Guide-to-Cat-Colors-Patterns-91579716 acho bem completa também, tem até a cor dos olhos e almofadinhas! :)

    (e, well, juro que não fiz por mal divulgar o gatinho que eu tinha resgatado como siamês AHUAHUAUH na verdade era só pras pessoas saberem o padrão da cor mesmo, não queria me livrar dele não D:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu ja tinha visto essa tabela, queria muito transformar em quadro, é linda! pena que tão grande :~

      hahahahha dont worry, muita gente n sabe, a minha avó tinha um vira-lata peludo e dizia que tinha um angorá... e n tem no brasil tb, é um dos gatos mais raros para se encontrar gatil no mundo :P

      Excluir
  4. Clementina foi um ACHADO! hahuaha! brincadeira... Quando peguei ela na rua não fazia ideia desses padrões de pelagem.
    Pesquisei uma vez sobre isso e li que existem gatos machos tricolores, raros também. E uma vez eu vi um tabby, no Reviver. Juro! Ou então era muito parecido.

    Ficou ótimo, o post! Todas as pessoas que compram "persas" deveriam ler. hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gene tricolor é ligado ao cromossomo feminino, o número de machos tricolores é infinitamente mais raro do que as femeas amarelas :) e a diferença é que machos tricolores são inferteis, mas femeas amarelas não :)

      Clementina é muito especial mesmo :D teve sorte de ser resgatada e tem uma familia que a ama muito!

      Obrigada por ter cedido a fotinho dela :)

      Excluir
  5. Binho romeo eh black mack tabby <3

    ResponderExcluir
  6. Descobri que minha gatinha Quindim é uma Red Classic Tabby.
    Adorei ter feito esta pesquisa. Lisiane, RS

    ResponderExcluir
  7. Lendo alguns posts, estou contente em saber que tenho uma gatinha TODA amarela tigrada! Minha Jully é uma delícia d gatinha! ;)

    ResponderExcluir
  8. Que bacana, não sabia que a pelagem amarela tigrada era rara em fêmeas, e minha bebê é uma delas. <3

    ResponderExcluir
  9. Olá! Eu acabei de adotar um SRD machinho de 3 cores!!!! >_<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :) tem certeza de que não é uma diluição de cores? O meu Arthur é tigrado marrom e branco, mas em algumas partes do corpo dele fica dourado, mas é apenas um marrom mais claro. Machos tricolores são EXTREMAMENTE raros e geralmente eles apresentam amarelo intenso ou creme, como nas gatas e somente assim podem ser considerados tricolores mesmo :)

      Excluir
  10. Adorei....estou com tres filhotes tigrados amarelos , que estava indecisa se era machos ou fêmeas ......agora sei que são machos....

    ResponderExcluir
  11. Amei em saber que o meu Theodor é um Cream with White
    Todo branco com o rabo um pouco dourado com os olhos azuis e a pelagem parece um algodão.

    ResponderExcluir
  12. Eu acabei adotando uma gatinha(igual a essa do no. 17), que apareceu no fundo do quintal. Minha mãe sempre disse que gatos de três cores são fêmeas, então meu marido começou a chamá lá de Amarela. Mas eu adaptei o nome de Lélinha. Ela é o animal mais doce que já vi. Super feliz por ela estar conosco.
    Também adorei as informações e isso só solidifica a ideia de que até em áreas tão simples da vida, como uma adoção carinhosa, não precise ser voltadas para princípios materialistas, estéticos e ou de estatos desnecessários. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. gostaria de saber da minha gatinha, ela é branquinha tem uma das orelhas preta e o rabo preto com uma pintinha branca na ponta...

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber da minha bebe, ela é toda branquinha tem uma das orelhas preta e o rabo também... com uma pintinha branca na ponta do rabo...

    ResponderExcluir
  15. O meu titho e todo rajado e possue listras no tom de cinza escuro, cinza claro e branco, possue o rabo tao peludo q parece um espanador tem um fuzinho axatado, meu bebe e lindo.

    ResponderExcluir
  16. Meu titho e peludo, possui listras em tons de cinza escuro, o pelo tambem e cinza claro, e tem branco na boca e queixo, fuchinho achatado e a cebeça grande, calda bem peluda e a impressao que temos e que maior q o corpo, olhos em tons de verde.Meu bebe e muito lindo, ganhei qdo ele tinha dois meses e nimguem faz ideia da origem.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.