9 de abr de 2012

Por que eles morrem?

No página do Felinos Urbanos no facebook existem algumas entidades mundiais que também desenvolvem atividades de C.E.D.

Diariamente leio algumas atualizações em busca de informações para o melhor andamento do projeto e também para saber o que acontece na proteção animal mundo a fora.

Uma das atualizações de hoje foi da Feral Feline Projects, de Wheeling, Illinois, nos EUA.
Quem me conhece sabe que sou totalmente contra a utilização de fotos de animais em situação de risco, mas foi inevitável não ler o que seguiu a foto de gatinhos recem-eutanasiados em um abrigo.

Esse texto foi escrita pelo Chris Hoar, co-fundador do abrigo Pet Pardons, que lida com animais abandonados, com doação responsável, esterilização e conscientização, mas, como vários outros abrigos, infelizmente é forçado a praticar a eutanásia por causa da quantidade absurda de animais sem lar.

Hoje completamos 93 gatinhos castrados pelo projeto. E essas poucas palavras trouxeram lágrimas aos meus olhos, pela certeza de que, mesmo com todas as dificuldades, estou trilhando um caminho correto em prol dos animais que tanto amo e talvez, no futuro, ações do bem possam se tornar mais frequentes e mais bichinhos possam ser ajudados e poupados do sofrimento que causamos para eles.

Abaixo, o texto traduzido e adaptado por mim:

"Por que eles morrem?

Existem bons e maus abrigos. No entanto, culpar os abrigos pela população excessiva de animais abandonados é como culpar os garis pelo lixo. Se você realmente quer saber por que tantos animais acabam no corredor da morte, é muito simples:

1- Criadores de fundo de quintal

Apesar da populaçao excessiva de animais de estimação, os criadores de fundo de quintal continuam a produzir inumeras ninhadas 24hrs por dia. A maneira de acabar com criadores de fundo de quintal é simples, adote de um abrigo local ou de um protetor sério ao invés de comprar de uma loja de animais ou de um criador de fundo de quintal.

2- Não-castrar

As pessoas que não castram seus animais de estimação são uma parte enorme do problema da superpopulação. Cães e gatos que não são castrados irão reproduzir. A menos que você queira mais 10 gatos na sua casa ou 8 novos cães, castre seus animais. Se você não o fizer, a maioria desses filhotes irá parar no corredor da morte de algum abrigo.

3- Abandono

Se você tem filhos você faz planos no caso de alguma coisa acontecer com você. Se você tem animais, deve fazer o mesmo, ou, novamente, eles irão parar nas ruas ou em um abrigo, com data para serem sacrificados. Se você não pode sustentar um animal, não adquira um. Um animal de estimação é um compromisso para a vida inteira, não um acessório descartável.

4- Pessoas que compram animais *de criadores de fundo de quintal*

Quando você compra um animal, você está apoiando os criadores de fundo de quintal. Por favor, nunca compre, adote, garanto que qualquer que seja o animal de estimação que você esteja procurando, haverá um esperando por você em um abrigo ou com um protetor.

Se você nunca adotou um animal antes, você perdeu um sentimento maravilhoso – a sensação de salvar uma vida.

Pergunte a qualquer pessoa que tenha adotado um animal, eles irão lhe contar a mesma coisa, que um animal adotado irá retribuir com amor e afeição por toda a vida.

Uma vez que este problema for resolvido e não houver mais animais no corredor da morte ou animais vivendo sem uma família, então poderemos fechar as portas, desativar tudo e iremos seguir com nossas vidas fazendo outra coisa.

Eu espero ansiosamente por este dia e, escreva o que eu digo, este dia chegará se cada um de nós fizer algo por aqueles que não tem voz.

Chris Hoar
Co-Fundador, Pet Pardons



"Não há nada como um sonho para criar o futuro."
Victor Hugo


9 comentários:

  1. Muito boa materia, principalmente no que se refere a criadores de fundo de quintal, uma realidade muito presente, em todos os lugares

    ResponderExcluir
  2. "Eutanasiados" não é a palavra adequada se os gatinhos estavam saudáveis. Sacrificados ou assassinados é uma palavra mais adequada aqui. Eutanásia só acontece se o animal está muito doente e em sofrimento físico intenso.

    Considero um absurdo animais saudáveis serem sacrificados nos CCZ da vida, imagine num abrigo particular. É assassinato mesmo, sem rodeios.

    Pena que lá fora isso seja permitido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A morte de qualquer vida é uma tristeza. Se forem animais doentes, é uma tristeza por terem chegado a esse estado, se forem animais saudaveis, é uma lastima pois alguém os colocou nessa situação.

      Os animais que são eutanasiados - eutanasia, compreendendo uma morte humana e digna dentro das circunstancias - não surgiram do abrigo, ou são resultados da irresponsabilidade das pessoas do abrigo. Eles são fruto de outras pessoas. E as pessoas do abrigo, ficam com a pior parte. Não acredito que alguem, em seu juizo perfeito, tenha prazer em decidir quem irá morrer ou viver mais um dia.

      Excluir
    2. Mais grave, Nivea, e infelizmente, é deixar esses animais uma eternidade se apinhando cada vez mais em abrigos até que a vida deles seja o inferno na terra. Acho que vc não tem noção do que a sobrelotação faz. Animais se matando, altamente estressados, dormindo nas fezes, arrancando pedaços de pele e pelos por nervosismo, brigas constantes, doenças pq mesmo nos melhores abrigos superlotação é sempre maléfica. Tem uma hora que se perdem as rédeas da coisa e não há como manter limpo e organizado, pq há muito mais bichos que seria adequado, muito menos espaço que o ideal e ninguem amplia instalações nessa velocidade nem tendo dinheiro (coisa que absolutamente não sobra na proteção animal). Justifica? Não. Mas explica.

      Excluir
  3. tenho 4 gatos q peguei para cuidar...já castrei um saiu por mais de 800,00 quero castrar os outros mas nao quero gastar mais isso como faço????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um gato macho saiu por mais 800 reais? O__o como assim? deu alguma complicação, foi utilizado anestesia inalatoria? só posso pensar que o veterinário lhe enganou FEIO para pedir esse preço. Infelizmente somente veterinários podem fazer a cirurgia de castração de maneira adequada e segura. Não é um gasto, mas um investimento na saúde do seu animal. Onde você mora? Várias cidades mais desenvolvidas no Brasil ja oferecem multiroes de castração a baixo custo.

      Excluir
  4. Excelente texto, muito obrigada pela tradução!
    Animais nas ruas são um problema de saúde pública e, assim como ratos e pragas, tem que ser controlados. Nenhuma vida merece ser tirada, ainda mais assim, mas ainda não vivemos num mundo ideal e a culpa é nossa! Temos que fazer a nossa parte, castrando os animais, adotando de maneira consciente e tratando-os como filhos mesmo, levando em viagens, planejando o futuro e o bem estar.
    E ajudando os amigos também, espalhando informações úteis.
    Quando castrei meu gato meus tios me criticaram muito, dizendo que eu era cruel, que ele ia engordar e morrer de diabetes. Quanta ignorância!

    ResponderExcluir
  5. MUITO BONITA É INFORMATIVA,O SEU TEXTO MAIS ENQUANTO A IGNORANÇIA IMPERAR,INFELESMENTE SOFREREMOS MUITO,PELOS ANIMAIS.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.