17 de mai de 2012

Filhote, branco dos olhos azuis


Não foi a primeira vez que vi essa exigencia para uma pessoa adotar um animal.
E provavelmente não será a ultima.
Pessoas que brigam pelo amarelinho da ninhada, pelo cãozinho peludo de olhos dourados, o "cianês", o cinza que todos desejam...

Mas seria bom um dia em que a aparencia não fosse necessária para que um bichinho seja escolhido, para que ele tenha a chance de ser amado. Do mesmo jeito que desejo isso para todas as crianças esperando em abrigos e orfanatos.


"todos me querem, mas será que me merecem?"

Não consigo olhar para uma pessoa que expõe esse tipo de querer sem pensar em como deve ser dificil para ela se olhar todos os dias no espelho e não ver os olhos azuis e pele branca que deseja tanto em um bichinho. Como deve ser triste pensar que somente isso lhe dará algum valor. 


"espelho espelho meu, por que não consigo ver beleza neste meu eu?"


Uma coisa é escolher uma raça de um gato ou cão por causa de seu porte e comportamento, mas cor? Quais os méritos? Ainda mais falando de um animal que sofreu abandono, maus-tratos, fome. Que está em uma roleta russa pelos pêlos e olhos que nem sequer teve a chance de escolher - e que para ele não faz diferença alguma.


"ah, eu sou preto? nem sabia..."


Sendo negra em uma familia de medicos brancos, crescendo ao meio de crianças e adolescentes brancos e crueis, simplesmente não consigo ver uma raça como merito, se nada além de podridão houver por dentro. E isso vale para negros, brancos, asiaticos, indigenas, etc. As pessoas são o que são por suas indoles. Não há raça melhor ou pior, há apenas a raça humana.


somos todos lindos, não importa o que eles dizem :)

Antes de escolher um animal lembre-se que, nos olhos dele, você que dará amor, cuidado e segurança é a criatura mais bela de todas, a mais especial, aquela que ele devotará todas as emoções de sua vida. Até mesmo em seus piores momentos, aquele bichinho estará ao seu lado querendo apenas te fazer feliz. Pode ser o branquinho, o pretinho idoso, o amarelo adulto ou a escaminha dengosa. 

nada além de nobreza neste olhar :)


O Arthur é um gato vira-lata comum. Muita gente já me perguntou qual a "raça" dele e eu várias vezes apenas sorrio, respondendo que ele veio da lixeira.

E algumas pessoas acham um absurdo o jeito que ele é tratado, já me disseram que esses gastos deveriam ser feitos com um gato de raça, que, na mente pequena e coração seco deles, seria mais merecedor, mas se esquecem que o que há entre nós é algo muito mais forte do que qualquer pedigree, qualquer padrão e muitos reais poderiam comprar.

Achar que mesmo um animal só pode ser amado por ter uma raça é ignorar tantos pais e mães de cães e gatos de raça pura que são devotados um ao outro.

O filhote branco - adotado ou comprado - peludo e de olhos azuis pode acabar odiando sua presença, destruindo sua casa, ser um pesadelo.

Mas o meu vira-lata tirado da lixeira, salvo de pedradas, continuará aqui, lindo e amoroso e, acima de tudo muito amado. 
E esse sentimento é tudo de mais belo que preciso em minha vida. 




10 comentários:

  1. "O Arthur é um gato vira-lata comum. Muita gente já me perguntou qual a "raça" dele e eu várias vezes apenas sorrio, respondendo que ele veio da lixeira."

    Vira-latinha igual o meu, mesmo padrão de pelagem, retirado da rua também.
    É as pessoas que são incapazes de sentir, são também incapazes de entender atitudes como a nossa.

    Sou doida pelos pretinhos, um dia, se tiver condições, ainda darei uma irmã pretinha ao meu. ;)

    ResponderExcluir
  2. Gente,até me emocionei!Concordo plenamente!
    Meu gatinho preto,de olhos amarelos e vira-lata até a décima quinta geração foi a maior alegria que eu já tive na vida e eu duvido muito que um gato de raça ou de qualquer outra cor me deixasse mais feliz e orgulhosa!
    Martina

    ResponderExcluir
  3. As mesmas pessoas que preferem o "cianês" e o "puldo", são aquelas que tem preconceito de cor, de sexo, de idade.... qualquer tipo de preconceito deveria ser tratado como crime.
    Beijo e bom findi!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, as pessoas são assim. Se são capazes de escolher até quando vão adotar uma criança: tem que ter poucos meses, ser menino, branco, de preferência de olhos claros, etc. Por essas coisas a gente vê como ainda é o ser humano...nada humano!

    Tenha um excelente final de semana!!
    Beijos!♥

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive gatos SRD de todos os padrões e cores. Ganhei um persa laranja, me apaixonei pela raça e tinha 3 até o começo desse ano, quando meu filhote laranja faleceu. Minhas outras filhas são cinza/branco e uma escaminha que quando nasceu imaginei que seria preta. Amo incondicionalmente ambas. E se pudesse teria um gato de cada jeito, me apaixono por vários que encontro nos tantos perfis de protetores, mas infelizmente não posso ter todos. Meu sonho é ter um cinza/azul e entendo as pessoas que desejam uma cor, uma característicazinha diferente. Não da pra enfiar todo mundo no mesmo saco. Mas gostei muito do texto, por ser moreninha e ter sofrido preconceito durante a vida entendo tudo isso. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, se pudesse teria muitos outros gatos, cada um de uma cor... pretos são ótimos!

      Excluir
  6. Lindo texto. Não gosto quando pessoas acham um animal feio. Para mim a feiura esta dentro dela, um coração feio. Um coração com preconceito. Pessoas que escolhem tudo, preferem escolher uma raçã ou um animal assim ou assado, ainda não entenderam o que realmente é o amor. O amor simplesmente acontece. Indiferente de qquer coisa.

    www.gatocomkati.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, lá em casa estávamos procurando para adoção um gatinho preto, porque além de achar lindo, sabemos que são os mais descriminados, sem falar que correm risco de morrer nas mãos de gente insana em rituais macabros...enfim, na época descobri uma senhora que estava doando duas gatinhas...advinha, sialatas, branquinhas com bege e olhos bem azúis... ehehe... ah, me desculpa, elas são muito fofas! Não acho que quem escolhe cor ou característica de um animalzinho, tem que ser, necessariamente, uma pessoa preconceituosa ou que quer o bichinho "só pra exibir pros outros", no meu caso foi uma feliz coinsidência achar gatinhas pra adoção tão lindas e com alguma características de raça....mas quando pensamos em adotar sequer havíamos planejamdo isso... em compensação os cães lá em casa são cada um de um jeito, um tamanho e uma cor, e acho todos lindos, fofos e originais, fora minha menorzinha, dos dois machos caninos nunca achei uma réplica, eles recusamimitações! ehehehe... e viva aquelas pessoas que, como voce, tem coragem pra fazer o que ninguém mais faz, cuidar de um gatinho de rua. Pela minha completa inexperiencia com felinos, a idéia de adotar um arisquinho da rua acabou não dando certo, embora eu tenha pensado seriamente nisso... Parabens pelo blog! Beijos e miadinhos das minhas sialatinhas. Bia.

    ResponderExcluir
  8. Cuido de um preto total... o meu Leônidas da Silva (o Diamante Negro!). Estava na frente de casa em um abril meio chuvoso de mais de quatro anos atrás.. Tinha um orelhão, parecia um gremmelin... Crescendo ficou um preto lindão, um negão cheio de paixão... Adorável, companheiro e, claro, traquinas.
    Nunca pensei em não ficar com ele, nunca... A gente gosta dos bichos ou não, Importa se ele é preto, branco, olho azul, verde ou caramelo? Importa é o bicho e o amor que temos para dar e que ele retribui!!! Também adotei uma cachorra preta e outras, todas vira-latas adoráveis... Cabecinha de quem escolhe o adotado pela cor e não pelo amor!

    ResponderExcluir
  9. eu sempre fui apaixonada por gatos...tive muitos na infância...mas naquela época ninguém falava nada sobre castração, posse responsável.....fiquei 14 anos sem gatos, meu marido não queria e eu não insistia por causa do nosso filho alérgico...até que um dia uma gata totalmente branca de olhos amarelos invadiu meu quintal correndo das crianças que a perseguiam na rua, hoje ela tem 4 anos , nossa Mel azeda e em 2012 meu filho mais novo achou abandonado em uma praça o nosso Léo, é um tigrado de olhos azuis......
    o que eu quero dizer com tudo isso é que se eles fossem de qqer cor ou raça virariam meus filhos....amos todos os gatos de todas as cores e idades.....

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.