30 de ago de 2012

Obesidade em Gatos

Atualizado em: 16/4/2017

De acordo com estudos veterinários, entre 25% a 30% dos gatos estão acima do peso. Alguns deles são realmente obesos. A preocupação com excesso de peso não é apenas estética; ela ocasiona diversos problemas de saúde que podem abreviar a expectativa de vida dos gatos. 



Nos gatos o aumento de peso pode ser traiçoeiro e ir passando despercebido. Com a tendencia à vida totalmente caseira, é provável que o numero de gatos obesos aumente no futuro. A obesidade já é o problema nutricional mais comum nos gatos. Em geral, é diagnosticada durante a consulta anual de rotina. 

Muitos donos pensam que há uma explicação clinica para o excesso de peso, mas a realidade costuma ser bem ais obvia: no dia a dia, os gatos consomem mais calorias do que gastam. 

O resultado é que as calorias em excesso são transformadas em gordura e armazenadas sob a pele a na cavidade abdominal. A alimentação excessiva e persistente resulta em obesidade grave, sobrecarregando o coração, figado e articulações.

Oferecer a seu gato uma dieta baseada em patê de lata ou alimentação natural, é a melhor forma para uma dieta biologicamente mais apropriada e saudavel.

Quer saber mais?

4 beneficios do patê de lata para seu gato 

Emagrecendo o seu gato: o que realmente funciona? 


PROBLEMAS ASSOCIADOS À OBESIDADE

gatos obesos precisam de mais visitas ao veterinário 

1- As articulações ficam sobrecarregadas, gerando artrite e por causa das dores fortes, os gatos evitam saltar e até mesmo reduzem seus movimentos normais. 

2- A diabetes é uma doença comum dos gatos obesos. 

3- Doenças urinárias ocorrem com mais frequência em machos acima de peso. 

4- A lipidose hepática é uma complicação grave. 


DICAS RÁPIDAS 

*Prevenção 

1- Evite alimentá-lo em excesso quando filhote. Ao contrário da crença popular, a ração não precisa ficar à disposição o dia inteiro. É possível estabelecer horários para a alimentação do gato, regulando as porções. 

2- Quanto mais cedo o gato for castrado, menor a chance de engordar. Por experiencia própria, nenhum dos filhotes que foram castrados sob minha guarda ganharam sobrepeso, mas o mesmo não pode ser dito dos animais castrados após os 6 meses de idade ou os que foram esterilizados na idade adulta. Para os felinos que aumentarem de peso após a castração, é necessário uma avaliação veterinária para iniciar a dieta. 

3- Enriquecimento ambiental é essencial para manter o gato criado indoor ocupado, relaxado e ativo. 
Quer saber mais sobre enriquecimento ambiental?  Leia aqui - http://amoremiados.blogspot.com.br/2011/09/vida-indoor-e-enriquecimento-ambiental.html



*O que fazer?

1- Ao detectar um aumento de peso, aumente o tempo das brincadeiras e diminua a quantidade de comida oferecida. 

2- Com a ajuda de seu veterinário, escolha uma dieta menos calórica. 

3- Não ofereça lanches ou petiscos 

4- Controle o peso do gato a cada 2 dias.



A obesidade é um problema criado pelos donos. Os gatos vão atrás de comida por instinto, mas só ficam obesos quando cedem a seus pedidos constantes. O mais difícil na superação da obesidade felina é o dono reconhecer que, durante um período da vida do gato, as refeições deverão ser controladas. Com o terno peso a um nível ideal, o gato certamente ficará mais ativo e saudável. 


( Texto retirado do livro GATOS do Dr.Bruce Fogle ) 

Além dos problemas de saúde citados, gatos gordos não conseguem se limpar apropriadamente, negligenciando a parte posterior de seus corpos. Problemas dermatológicos como caspas, irritações no ânus e órgãos sexuais também podem ocorrer pela falta de asseio. 



3 comentários:

  1. A obesidade é um problema para humanos e animais!
    Ainda bem que o Arthur tem uma mãe zelosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. A obesidade é um problema sério para humanos e animais, e devemos ficar sempre atentos. Eu já tentei algumas rações ligth mas a aceitação não foi das melhores. Acabo intercalando um pouco.
    Ainda bem que o Arthur esta cosneguindo perder peso.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. meu jorge pesa 7kg, mas é um gato grande, muito ativo ele brinca ainda (3anos), acredito que se ele perdesse 1kg seria o ideal, foi castrado com 8 meses e desde entao so como ração para gatos castrados da goldem.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.