12 de out de 2012

O que você precisa saber antes de escolher a ração do seu gatinho?

Atualizado em 23/3/2015 

Gatos são carnívoros estritos. Precisam de pelo menos 70% de umidade em seus alimentos para o bom funcionamento de seu organismo. Isso pode ser conseguido com o uso de Alimentação Natural ou patê em lata. 

Quer saber mais? 4 beneficios do patê de lata para os gatos

A ração seca possui apenas 7% de umidade, está longe de ser o ideal, mas é o que 90% dos donos de gatos pode/quer oferecer. 

A escolha e qualidade das rações oferecidas aos nossos felinos é um tópico recorrente em conversas e comunidades para gateiros pela internet.  

Infelizmente, comparando com o resto do mundo, as rações brasileiras estão em patamar inferior e somente agora o mercado está oferecendo mais opções. 

Neste post vamos ajudar você a escolher uma boa ração para o seu gatinho e explicar cada detalhe que devemos estar atento para a alimentação de nossos felinos.

Sempre oriento que as pessoas escolham rações em comércios especializados para animais de estimação ( como petshops ) e evitem rações populares, vendidas em sacos abertos em portas de mercado ( que estão constantemente expostas à fezes e urina de ratos, baratas e outros insetos, além da poluição e desgaste maior pelo contato com o ar ), rações com preços muito reduzidos ou que estejam disponíveis em supermercados, como a Whiskas, Friskies, Top Cat, etc. 

1- CUSTO X BENEFICIO 

Muitos donos de gatos, quando sugerimos a troca de ração, logo respondem que não é necessário pois o gato "come com vontade" a ração antiga, etc. Mas isso tem um motivo. 

As rações de supermercado possuem ingredientes de qualidade inferior e o animal precisa comer mais e mais vezes durante o dia para se manter saciado. Ou seja, você acaba comprando mais ração em um período de tempo mais curto e, consequentemente, gastando mais. 

As rações "premium" ou "super premium" acabam saciando o animal com menores porções, ou seja, a ração dura mais tempo e seu animal fica melhor nutrido com o seu investimento inicial. 

2-  CORANTES

Vermelho para ilustrar carnes, verde para "legumes", entre outras cores artificiais que apenas trazem malefícios. 

Problemas urinários são comuns em gatos, como insuficiência renal, cálculos na bexiga, rins e, nos machos, calculos na uretra. Ainda não há um motivo especifico para a sindrome urologica felina, mas sabe-se que rações cheias de corante e sódio ( sal ) podem aumentar as chances de doenças urinárias. 

Rações coloridas também podem desencadear alergias alimentares, que passam despercebidas até se tornarem graves, com o gato arrancando tufos de pêlo por lambeduras ou mordidas ou perdendo pedaços inteiros de pelagem. Outros sintomas de alergia alimentar são, diarreia ( ou fezes sempre moles ) e vômitos. 

Algumas formulas de corante são banidas em alguns países do mundo pela ligação comprovada com doenças. Se não é saudável para nós, não deveria ser permitido para os animais também. 

uma porção  perigosamente colorida

Quer saber mais sobre os problemas que os corantes causam? Leia! - O perigo dos corantes na ração. 

3- NIVEIS DE PROTEÍNA E UMIDADE

Uma ração de qualidade tem níveis de proteína acima de 28% e de gordura acima de 14%. 

Isso porque a proteína é a base da alimentação de um animal carnívoro, como o gato. Ela serve de base para a construção de ossos, músculos, estruturas nervosas etc. A gordura é a fonte de energia. Ao contrário do que se pensa, os gatos digerem a gordura muito bem e ela deixa a ração muito palatável. Mas cuidado, uma ração muito gordurosa pode levar a sobrepeso.

A água é o mais importante de todos. É difícil de lembrar dela na hora de escolher uma ração, mas devemos ter em mente que todos os felinos obtém a maior parte da água que o seu organismo precisa através da comida. 

Uma alimentação exclusiva de ração seca está ligada com o aparecimento de cálculos e problemas urinários e renais. 

Incorporar patê de lata diariamente a alimentação do seu gato, diminuir a ingestção de ração seca e incentivar o consumo de água com vários potes espalhados pela casa ou com uso de fontes, aumenta a ingestão hidrica e somente traz beneficios! 

4- QUANTIDADE DE GRÃOS ( MILHO, SOJA, ETC ) E TRANSGENICOS

Gatos não conseguem processar grãos ou carboidratos. Eles existem na ração pois são baratos e "enchem linguiça" muito bem. 

Procure por rações que contém poucos carboidratos, além de não serem bem aproveitados pelo organismo estão associados também a problemas renais e são grandes causadores de alergia (milho e soja principalmente). 



Existem algumas rações "grain-free" no mercado, que prometem ausência de grãos, mas isso não é possivel. Basta olhar o rotulo das rações, sempre haverá soja, milho ou outros tipos de carboidratos, que continuam não trazendo nenhum beneficio para os gatos. 





( trecho retirado de - http://www.consciencia.net/2004/mes/01/transgenicos.html )

Transgênicos são produtos criados pela engenharia genética a partir da introdução de genes de determinados organismos (animais ou vegetais) em outros seres vivos que jamais se cruzariam naturalmente. 

Quando se insere um gene de um organismo em outro, novos compostos podem ser formados, alterando principalmente proteínas e aminoácidos do organismo que recebeu o gene.

Se esse produto, um transgênico, for alimento, as substâncias modificadas nele contidas podem provocar alergias em parcelas significativas da população. Na Inglaterra, uma pesquisa constatou um aumento de 50% dos casos de alergia aos produtos à base de soja geneticamente modificada.

Existem plantas e microorganismos que produzem substâncias tóxicas para se defender de seus inimigos naturais, como os insetos, por exemplo. Se genes desses organismos forem introduzidos em alimentos transgênicos, o nível dessas toxinas aumenta muito, o que irá causar danos à saúde das pessoas ( ou animais ) que consumirem esses produtos. 

Até o momento, são poucos os estudos sobre a avaliação da toxicidade dessas substâncias introduzidas intencionalmente nas plantas. 

Tais substâncias estão entrando na composição dos nossos alimentos sem qualquer estudo prévio que garanta a segurança como é obrigatório para outros aditivos tais como corantes, acidulantes, aromatizantes etc.


5- BHA e BHT - ANTIOXIDANTES SINTÉTICOS 

Eles servem para retardar a oxidação, deteriorização, rancidez e descoloração decorrentes da autoxidação e fazem isso muito bem, porém, os mesmos elementos que preservam tão bem a ração do seu gato também podem afetar a sua saúde e esta caracteristica está associado ao aparecimento de cânceres e tumores, podem contribuir para a dificuldade de metabolizar os alimentos e também na mudanças no estado geral de saúde e comportamento. 

Evite alimentos que contenham esses produtos químicos. 




O Japão baniu seu uso completamente em 1958 e países como Romênia, Suécia, EUA e Austrália baniram seu uso em rações e alimentos infantis. Até o  McDonald's deixou de usá-lo em 1986.


3- BELEZA E SAÚDE DA PELAGEM 

Algumas rações são extremamente gordurosas ( você pode sentir o cheiro forte e a gordura nas mãos ) e isso pode ocasionar alergias, seborreias, etc. 

4- FEZES E GASES

Animais alimentados com rações cheias de corante e de qualidade inferior geralmente apresentam flatulência e abdômen distendido por gases. Fezes com menor tamanho, firmes e com menor odor são resultado de uma melhor alimentação, já que a maior parte dos nutrientes são aproveitadas pelo organismo. 

*****

Logico que existem casos em que o gato pode ter vivido por 15-20 anos, comendo ração de preços baixos, baixa qualidade, cheia de corantes e nunca ter tido nenhum problema, mas esses sortudos são exceções. 

Mesmo a melhor ração nunca será 100% segura ou benéfica para um animal carnívoro como cães e gatos. Rações, falando resumidamente, são feitas de restos de ossos e pedaços de carnes que não podem ser utilizadas em consumo humano - pela baixa qualidade - além de inúmeros aditivos químicos  As latas de patê - apesar de também serem industrializadas - ajudam muito na dieta e devem ser utilizadas, principalmente com gatos, sempre que possível. 

A cada dia mais e mais pais e mães de cães e gatos reclamam sobre os efeitos da alimentação industrializada para seus animais. 

Uma alternativa segura e saudável que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil é a Alimentação Natural, justamente pela insatisfação e problemas de saúde ( alguns deles crônicos ) de centenas de animais em relação à ração industrializada. 

Se você quiser saber mais sobre alimentação natural, visite:

Facebook - https://www.facebook.com/meugatonaocomeracao/

Alimentação Natural para Pets - http://www.facebook.com/groups/109562202529256/

*Agradecimentos inúmeros à Arissa Vasconcelo, mãe de gatos e cães, pela ajuda no post. Obrigada, querida :) 

47 comentários:

  1. A minha Pink só come Proplan e adora! Ela já tem 13 anos e está magrinha e linda! O problema é que muitas pessoas dão rações premium para seus animais mas exageram nos petiscos que não fazem nada bem. O gatinho da minha irmã teve que tirar um rim por causa de cálculos e o vet disse que um dos agravantes era justamente o excesso de petiscos, ele só come Royal Canin desde filhote. Agora ele está bem mas chegou a ser desenganado e os gastos foram astronômicos!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Ficou ótimo o post, eu que agradeço pela oportunidade de poder participar!

    ResponderExcluir
  3. Ola..td bem???
    lendo o post acima fiquei com uma grande duvida!!!

    tenho 2 bichanos,uma gatinha com pouco mais de 1 ano e um gatinho com pouco menos de um ano e desde que os adotei sempre dei Cat Chow(PURINA).....vc acham que nao e uma boa racao?????,
    nao quero meus gatinhos com problemas mais tarde,prefiro alimenta los com algo que nao os facam ter problemas mais tarde.

    Parabens pelo Blog..

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cat show como whiskas e todas que vendem em mercados e são coloridas são de baixissima qualidade.

      Excluir
  4. A ração proplan possui o antioxidante BHT em sua composição.

    ResponderExcluir
  5. Estou criando uma ex-menina de rua que apareceu pedindo família aqui no meu quintal. Ela já era adulta e foi se introduzindo em nossa casa aos poucos. Nunca tivemos experiência alguma com pets e nem com noção sobre os cuidados necessários, estamos aprendendo na marra. Ela já vinha fugitiva de uma rua próxima, onde era alimentada junto à muitos outros gatos sem lar. Sua antiga zeladora vacinava as fêmeas pra não procriarem e isso acabou resultando numa piometra fechada que por sermos leigos, achavam-nos que ela estivesse prenhe devido ao volume. Enfim, Abigail foi castrada, passa bem, e ando pesquisando bastante sobre o universo felino justamente para evitar possíveis sofrimentos pro xodozinho de minha casa. Li que gatos castrados devem ser alimentados com ração específica. Isso vale para as fêmeas tbm? Quais seriam as mais adequadas?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, nenhuma ração seca é o adequado para uma alimentação exclusiva. Ofereça sempre patê de lata para que ela possa ter um nivel adequado de agua entrando pelo organismo e prevenir problemas urinários e renais no futuro. Sempre recomendo, como auxiliar veterinário em foco de felinos, pelo menos 2 colheres de sopa no café da manhã e jantar e ração seca somente uma pequena porção para passar o dia

      Excluir
  6. Royal Canin: BHA
    Proplan: BHT
    Golden: BHA e BHT
    Guabi Natural: não está claro qual é o conservante.

    e nenhuma dessas marcas tb não identifiquei se usam ou não transgênico,
    se não usassem acredito que viria escrito bem grande na frete.

    "Transgênicos causam até três vezes mais câncer em ratos, diz estudo"

    http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/09/19/transgenicos-matam-mais-cedo-e-causam-ate-tres-vezes-mais-cancer-em-ratos-diz-estudo.htm


    dentre essas opções a menos pior é a N&D mesmo

    ResponderExcluir
  7. Olá, estou pesquisando umas rações (mesmo querendo dar aos meus filhos é alimentação natural...) contudo, a ração ainda "reina" e priorizo a super premium. Lendo os rótulos, vi que as rações da marca (Guabi) Natural e GranPlus NÃO vem com tais antioxidantes. Enviei um e-mail à empresa solicitando mais informações sobre o tipo de conservante utilizado. Ao pesquisar sobre as rações medicamentosas, em especial, urinary vi que a ProPlan não possui tais antioxidantes, contudo a marca Premiatta não é clara na embalagem (o que leva a se crer que utiliza, ao menos, um) e as marcas utilizam: Premier(antioxidante BHA); Royal Canin (antioxidante (BHA)); Farmina utiliza ambos. Estou em choque pois se a ração é medicamentosa, inclusive para tratamento renal e urinário o mínimo que se pode esperar é bom senso! Ou seja, se gasta uma grana louca pra comprar ração caríssima, medicamentos e o mais, torcendo pro seu peludo ficar bom enquanto a ração faz é cortar o efeito do remédio (já que se continua a contribuir com a má saúde)!!
    Estou pesquisando mais, com base, por óbvio, nas informações apresentadas nas embalagens. Acredito que se todo mundo ( ou boa parte) enviar um contato ao INMETRO (já que ele é o responsável, e não a ANVISA) em analisar as rações de tal modo, que fique BEM transparente (informando as marcas e não letras), pra nós ficarmos a par do que realmente vem ou não no conteúdo dessas rações (e naõ ficarmos só torcendo pro que dizem nas embalagens ser verídico no conteúdo). Enfim, assim que obtiver mais listas, envio.

    ResponderExcluir
  8. Mais novidades (olha, que demora!! ;)) A ração Total Equilibrio utiliza como "aditivo antioxidante (tocoferol e essência de alecrim)". Assim está na embalagem da Urinary, Renal e Gatos adultos castrados! Ao menos,uma alternativa.
    Assim que comprar e der aos meus filhos, posto aqui! Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto da Guabi porque além de não ter os conservantes citados ela não testa seus produtos em animais.

    As rações friskies e whiskas testam em animais, to fora destas!

    ResponderExcluir
  10. Proplan também testa em animais, porque a Nestle testa.

    ResponderExcluir
  11. Alguém sabe me informar qual ração é melhor para gatos castrados, Tutano ou a Golden? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa pegar os dois rotulos e compara de acordo com as informações do texto :)

      Excluir
  12. Meus 3 gatinhos preferem ração seca, eu dou a Natural da Guabi, justamente por ser livre de transgênicos e dos tais oxidantes BHA e BHT, porém não consigo os fazer aceitar ração úmida. Eles até comem, mas como petisco, e logo enjoam, eles gostam de é da ração seca. Os meninos, rsrs, tem cinco anos, e desde que eram filhotes tento oferecer ambas, mas eles sempre deram preferência a seca, na verdade o Harry, agora ainda aceita a úmida. E com a nova gatinha é a mesma coisa, ela até que gosta bastante da úmida, mas adora a seca, aliás ela ama é comer mesmo, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Insista com o patê de lata para todos, possui muitos beneficios e ajuda a prevenir problemas urinários e renais. Leia - http://amoremiados.blogspot.com.br/2015/03/4-beneficios-do-pate-de-lata-para-seu.html

      Excluir
  13. Boa noite, tenho 4 gatos, todos castrados, dois comem a golden, e os outros 2 comem a Farmina Renal. Eu gostaria de saber, como estamos em crise, é muito caro manter ração renal, gostaria de saber se há alguma ração que eu possa dar para todos eles, uma mesma ração. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ração renal está longe de ser o ideal para um gato renal. Eles precisam de AGUA para que os rins funcionem adequadamente, apesar da doença. Aconselho ler este artigo: http://amoremiados.blogspot.com.br/2013/10/doenca-renal-fosforo-e-dietas-cruas.html

      Excluir
  14. Ola a ração Gran plus gatos castrados é boa? Um dos meus meninos já teve problemas urinários e estou insegura em relação a essa ração. Eles amam, mas o importante é a saúde deles. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se seu gato já teve problemas urinários, dieta com somente ração seca não é a melhor opção. Tente introduzir patê de lata pelo menos 2x ao dia, para que ele tenha um consumo melhor de umidade. Enquanto você alimentar com somente ração seca, os problemas urinários vão persistir. Leia: http://amoremiados.blogspot.com.br/2015/03/4-beneficios-do-pate-de-lata-para-seu.html

      Excluir
  15. Minhas gatas comem ração golden castrados, ouvi falar há pouco tempo sobre a tutano castrados. Ai surgiu a duvida, qual a melhor? Qual a principal diferença entre elas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dê uma lida no texto e veja os pontos importantes, aí pegue o rotulo das duas para comparar :)

      Excluir
  16. Olá! A N&D é boa para gatos castrados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N&D brasileira possui BHA e BHT que são substancias relacionados ao cancêr e banidas em 40 países do mundo.

      Excluir
  17. Olá!!
    Acabei de ler a matéria e gostaria de uma orientação.
    Eu dou a N&D para meus filhotes. A veterinária pediu que eu suspendesse, pois ela é muito rica em proteína e isso futuramente poderá acarretar em calculo renal. Porém, é uma ração que retirou os antioxidantes BHA e BHT. Estou muito confusa agora, pois quero dar o melhor para eles.
    Qual ração vocês poderiam me indicar?
    Pensei na GranPlus, mas eles me informaram que eles utilizam também tais Antioxidantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. felinos, TODOS ELES, são carnivoros estritos. como é que proteina poderia fazer mal?! BHA e BHT existe na N&D. As unicas rações que não possuem esses produtos são a NATURAL e a Gran Plus, ambas do mesmo fabricante. No dia que proteina fizer mal para felinos, os tigres, leões e outros animais entrarão em extinção :P ração seca faz mal para os gatos por vários outros motivos, principalmente por conterem muitos grãos e carboidratos que eles nem sequer processam e por não possuirem nem 10% de agua em muitos casos e gatos precisam de pelo menos 75% de umidade em seus alimentos. Caso queira saber mais, existem vários artigos no blog falando sobre alimentação ADEQUADA para felinos.

      Excluir
    2. Com a reformulação da Gran Plus as substâncias BHA e BHT foram incorporadas na ração. Comprei pelo fato de não ter e quando recebi o pacote tive uma surpresa, liguei pro SAC que me informou que os componentes foram introduzidos, estou devolvendoo produto.

      Excluir
  18. Olá Amor & Miados, estou fuçando muito seu blog em busca de informações. Tenho uma gatinha de 10 meses, castrada e vivendo em apartamento. Tenho alimentado ela com a frost kitten por ser o melhor custo beneficio (o preço é bom, não tem corantes ou transgênicos). Mas estou pesquisando para saber se essa ração vai ser boa a longo prazo para minha gata. Tenho lido que a Royal é a melhor ração, mas ela é muito cara para mim atualmente; estou muito confusa pois quero prover uma boa alimentação a um valor que eu possa pagar. Socorro, o que vocês recomendam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rações devem ser analisadas por vários aspectos que foram citados no texto. Você precisa pegar os rotulos, comparar de acordo com os requisitos de qualidade do post e escolher ;)

      Excluir
    2. Rações devem ser analisadas por vários aspectos que foram citados no texto. Você precisa pegar os rotulos, comparar de acordo com os requisitos de qualidade do post e escolher ;)

      Excluir
  19. Parece que nenhuma ração serve e os vet são contra comida. O que fazer? Os patês são bem caros vem pouco e tenho três gatos que não gostam muito, uso a Royal Canin ou Golden

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, nenhuma ração é o ideal para carnivoros. Veterinários que são contra alimentação natural estão apenas refletindo a falta de preparo que recebem na faculdade quanto à nutrição de animais de pequeno porte e, especialmente, felinos. Muitos dos textos traduzidos aqui são de especialistas de felinos em outros países. Devemos analisar a alimentação de nossos animais a longo prazo, não adianta dar algo mais prático ou barato se no futuro estaremos com a possibilidade de falencia renal, calculos, etc.

      Excluir
  20. Pelo que li, temos que escolher a "menos pior de ruim", porque não existe ração perfeita. É triste saber que eles podem ter algum problema ocasionado pela ração que damos, mesmo sendo Premium ou super premium. Se eu pudesse, só daria peixe, frango e carne pra eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Então... uma ração à base de peixe, frango e carne tambem seria prejudicial, pois eles precisam de inumeros outros ingredientes que somente uma dieta de alimentacao natural feita por um medico veterinario nutrologo poderia balancear e prescrever. Meus gatos não comem peixe nem frango, por exemplo, mas existem várias outras fontes de nutrientes. Uma opção mais acessivel e facil de encontrar é o patê de lata. Sempre recomendo para quem não pode fazer AN, oferecer pate de lata para os gatos, tem bons niveis de proteina bruta, bastante agua e quase zero de carboidratos

      Excluir
  21. Por favor, você poderia dar opçõepara fazer em casa comida natural para Gatos de 6 meses.Fico perdida, pois TODOS os veterinários dizem que gatos nao podem comer NADA que não seja a ração, pois gato é muito diferente de cachorro e pode intoxicar e bla..bla..bla. Se vc puder ajudar eu agradeço. Obg. Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Infelizmente esse é um discurso bem comum de veterinarios desatualizados e/ou que recebem patrocinio ou vendem ração. Mas, felizmente, nem TODOS dizem esse tipo de coisa. Meus gatos possuem acompanhamento de uma veterinaria clinica que é super a favor da alimentação natural ;) AN não é receita, é uma dieta individualizada, receitada por vet nutrologo especialista. No blog tem alguns contatos. Uma opção mais acessivel e facil de encontrar é o patê de lata. Sempre recomendo para quem não pode fazer AN, oferecer pate de lata para os gatos, tem bons niveis de proteina bruta, bastante agua e quase zero de carboidratos. Para mais informações - https://www.facebook.com/Tend%C3%AAncias-Naturebas-Pets-306430422715624/?fref=ts

      Excluir
  22. Ola. Meu gato de 7 anos foi diagnosticado com pancreatite e desque ela se manifestou esta sendo um custo alimenta-lo. Sempre dei ração seca da rouyal canin, mas depois q a doença se manifestou só tenho dado ração úmida. Comecei com a da royal, mas por causa do preço, tive que substituir, por Gran Plus e Cat Excellence. Minha duvida é se estas rações sao recomendaveis pra que tem pancreatite e nenhum veterinario que levei soube me informar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pancreatite é inflamação do pancreas e rações, por possuirem grandes quantidades de carboidrato, são alimentos extremamente inflamatorios, ou seja, não vai ajudar seu animal. O ideal é uma dieta com ZERO carboidrato, podendo ser patê de lata ou alimentação natural. Veterinários que não sejam especialistas em alimentação não vão poder lhe ajudar. Recomendo Dra.Sonali Aranha, nutrologa - https://www.facebook.com/Tend%C3%AAncias-Naturebas-Pets-306430422715624/?fref=ts

      Excluir
  23. Qual a marca ou tipo de pate que você recomenda ou usa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ultima vez que comparei rotulos, os pates da SABOR e VIDA estavam melhores do que o da Whiskas, em termos nutricionais.

      Excluir
  24. A ND agora não possui transgênicos, nem BHA e nem BHT. por ser a mais proteica e com o grãos, é a melhor opção de ração seca do mercado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grãos não são indicados para felinos e toda ração possui grãos. Além disso, como carnivoros estritos, essa historia de "farinhas de frutas" da ND não traz nenhum beneficio real. Ainda acredito que uma alimentação à base de patê é melhor do que ração, no caso de não ser possivel alimentação natural

      Excluir
  25. Vi que em todos os comentários você indica o patê em lata, mas gostaria de saber sobre o sachê, faz mal ou pode dar sem nenhum problema ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi explicado em uma das postagens de patê... o sachet é cheio de quimicas e carboidratos para ficar naquele formato, portanto, não é indicado

      Excluir
  26. Tenho uma bebê de 10 meses castrada.
    Antes de castra la,ela comia golden filhotes.
    Agora estou na dúvida do que comprar,esses dias comprei a gramplus salmão e arroz gatos castrados,mas ela é adultos.
    Por favor me digam qual é melhor?
    Ela parou de mamar cedo,peguei ela com 37 dias comendo whiskas sache pq a mãe era rueira e morreu envenenada.
    Ela ainda tá em fase de crescimento,me ajudem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o animal é filhote, precisa de uma alimentação de filhote até 1 ano de idade. O médico veterinário é a melhor pessoa para tirar suas dúvidas em relação à sua gatinha.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.