6 de nov de 2013

Diabetes em Gatos - Tratamento e Prevenção


Diabetes em humanos alcançou proporções epidemicas. Estatisticas mostram que em 2007, aproximadamente 24 milhoes de americanos possuiam diabetes. E esses numeros não são menos alarmantes quando falamos de gatos. 

Assim como nas pessoas, há um tremendo aumento de diabetes em gatos na ultima decada. Diabetes afetam 1 entre 50 gatos e gatos obesos são especialmente pre-dispostos à doença.
                                              
O que  é diabetes ?

Diabetes é o resultado da produção inadequada de insulina pelo pancreas ou uma resposta inadequada das celulas à insulina. Sem insulina o corpo não consegue sintetizar glucose. Isso resulta no aumento dos niveis de açucar no sangue ( hiperglicemia ). 

Em gatos diabeticos, o excesso de glucose é eliminado pelos rins, produzindo urina frequentemente. Há um aumento no consumo de agua para compensar o aumento da urina.

Existem 3 tipos de diabetes em gatos:

TIPO 1 – Gatos ficam dependentes de insulina e precisam receber doses diarias pois as celulas beta de seus pancreas não está produzindo insulina o suficiente.

gatinha recebendo injeção de insulina 

TIPO 2 – O pancreas até pode produzir insulina o suficiente mas o corpo não consegue utilizada. É o tipo mais comum de diabetes felina. Alguns desses gatos tambem precisam de injeções, mas alguns podem ficar bem com mudanças na dieta e remedios orais para controlar o açucar no sangue.

TIPO 3 – É conhecida como diabete de transição. Alguns gatos com diabetes TIPO 2 são diabeticos e precisam de insulina, mas apos um periodo de tempo, o organismo deles regula a insulina naturalmente e eles não precisam mais das injeções.

DIAGNOSTICO

Diabetes é diagnosticada atraves de um minucioso exame fisico e exames de sangue e urina. Se a glucose está elevada, um segundo teste sanguineo chamado  para recolher mais informações. Esse teste mede o nivel de controle sobre a glucose durante algumas semanas.

visitas frequentes à caixa de areia para urinar são um dos sintomas da doença


TRATAMENTO

Diabetes em gatos é tratada com uma combinação de dieta, insulina ou remedios orais.


O QUE CAUSA A DIABETES EM GATOS?

Diabetes pode acontecer com qualquer gato, mas com maior frequencia em gatos de meia idade e obesos e mais comumente em gatos machos. 

A causa exata ainda é desconhecida, mas obesidade e uma dieta inadequada são grandes fatores de risco. Outras causas são pancreatite cronica e outros problemas hormonais, como hipertiroidismo e o uso de alguns medicamentos com esteroides.

animais castrados precocemente tem menos tendencia a engordar


A LIGAÇÃO ENTRE DIETA E DIABETES

Mais e mais evidencias mostram que diabetes em gatos é uma doença que pode se prevenida e alto nivel de carboidratos existentes na grande maioria das comidas industrializadas, especialmente na ração seca, é apontado como um dos maiores causadores da doença.

Já que a maioria dos gatos hoje em dia somente come ração seca, essas dietas pobres em qualidade, altamente processadas e cheias de carboidratos  ( que equivalem a cereais adocicados do café da manhã ) e largamente utilizadas são consideradas a maiores culpadas da epidemia e aumento dos casos de diabetes em gatos.

mais açucar para gatos diabeticos? 

Uma dieta baseada em proteina de qualidade ( CARNES ), sem grãos ou carboidratos, seja ela crua ou entalada não é somente a dieta ideal para prevenir diabetes em gatos, mas tambem deveria ser a dieta de escolha para um gato diabetico. 

Veterinarios possuem varias abordagens para a doença. Alguns veterinarios mais antigos preferem usar dietas ricas em fibras para estes animais, mas um grande numero de veterinarios holisticos e veterinarios especialistas em felinos já rejeitam essa ideia. 


                                           por que é normal alimentar grandes felinos com carnes mas não oferecemos                                           uma dieta adequada  para os nossos pequenos? 

Dra.Elizabeth Hodgkins apresenta casos que atestam como uma dieta sem grãos pode ajudar gatos diabeticos a diminuir e até mesmo eliminar a necessidade de injeções de insulina.

Em seu site YOUR DIABETIC CAT, você encontra varias informações de saúde e a conexão entre dieta e diabetes. 

Não há cura para diabetes, mas com um manejo adequado de dieta, alguns gatos podem não mais precisar de insulina. Se a diabete for causada por uma alimentação inadequada ou obesidade, é muito provavel ajudar e até mesmo resolver definitivamente o problema, quando o peso do gato estiver sob controle. 

Quer saber mais? Leia! Diabetes Felina, a influência da dieta - Parte I


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.