17 de jul de 2014

8 emergências veterinárias mais comuns em gatos

Traduzido de: http://www.catster.com/lifestyle/cat-health-most-common-medical-emergency-vet

1- Infecções e obstruções do trato URINÁRIO
Se o seu gato tem tido problemas para usar a caixinha de areia – correndo de um lado pro outro, fazendo força mas apenas algumas gotinhas saem, lambendo os genitais a toda hora ou mostrando sinais de dor e ficando agachado – não há tempo a perder.

fazer força na caixinha de areia, para urinar, é um sinal de alerta! 

Principalmente em gatos machos, estes tipos de problemas urinários podem se tornar gravíssimos e com risco de morte em apenas algumas horas.
2- Crises relacionadas à doenças cronicas

Gatos diabeticos cujo as taxas de açucar do sangue ficam muito altas ou muito baixas podem sofrer com convulsões, desmaios e outros sintomas que precisam de atendimento emergencial. 

medição frequente da glicemia do gatinho é um fator importante para prevenção de crises

Gatos com problemas renais podem ficar severamente desidratados e se sentirem muito mal por causa das toxinas acumuladas em seus corpos se a falência renal se tornar crônica.

3- Dificuldades RESPIRATÓRIAS

Se seu gato está respirando com a boca aberta, se está tossindo ou chiando ou se o corpo dele parece estar pesado toda vez que ele respira, você precisa ir imediatamente ao veterinário.

4- TRAUMA

Se um gato for atropelado, sofrer um acidente ou for vitima de violencia humana, cuidado veterinário emergencial é essencial para diminuir os danos dos ferimentos internos e ossos quebrados.


5- ENVENENAMENTO

Gatos podem se meter em varios tipos de problemas, mesmo os que moram somente dentro de casa. Eles podem comer medicamentos, morder lirios, ingerir maconha e outros produtos ou plantas que podem ser potencialmente fatais.




6- Infecções RESPIRATÓRIAS

Acometendo principalmente filhotes, as infecções do trato respiratorio superior podem ser doenças fatais. O apetite dos gatos é gerado, em grande parte, pelo seu ofato. 

filhote deprimido com rinotraqueite 

Um gato com o nariz entupido não pode sentir o cheiro de sua comida e não irá se alimentar, causando outros problemas graves, como a lipidose hepatica. Não somente isso, mas a febre que geralmente acompanha essas infecções também podem causar letargia e desidratação.

7- PARALISIA SUBITA

Gatos com sopros cardiacos ou outras cardiopatias podem desenvolver coagulos no coração. Se algum destes coagulos se desprende, podem bloquear vasos maiores que irrigam as pernas. Isso é extremamente doloroso e se o animal não for levado rapidamente ao veterinário, pode ficar paralitico permanentemente e até mesmo morrer.

8- INGESTÃO DE CORPO ESTRANHO

Alguns gatos parecem ter prazer em comer coisas estranhas. Seja um pedaço de brinquedo ou ate mesmo um barbante, não há tempo a perder quando isso acontece. 

bolo de fios de lã retirados da barriga de um gato :P

Barbantes, fios de lã, elasticos, prendedores de cabelos, etc, todos esses objetos podem fazer com que os tecidos do intestino comecem a gangrenar. Perfuração interna também pode ocorrer, sendo muitas vezes fatal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.