28 de mar de 2015

9 Mitos sobre a Alimentação Natural

Frequentando as comunidades e páginas sobre o assunto, além de conversar com vários pais e mães de cachorros e gatos adeptos à AN, resolvemos fazer essa lista trazendo as principais ideias erroneas que as pessoas tem em relação a esse tipo de nutrição :) 

1- DÁ MUITO TRABALHO / PRECISA DE MUITO TEMPO DISPONIVEL 

Como todo na vida, a Alimentação Natural precisa de dedicação. Mas, é unanime entre os praticantes de AN, que as horas utilizadas para preparação das porções são insignificantes diante dos beneficios, mas vamos tentar explicar de forma mais simples, falando um pouco de uma rotina comum de preparação. 

O intervalo de tempo para que as porções sejam feitas difere muito de pessoa para pessoa. Alguns optam por prepararem a AN diariamente, de 15 em 15 dias, a cada mês ou até mesmo a cada 2 meses. 

Existem calculos de proporção a serem feitos, para o peso correto de visceras, meaty bones ( ossos carnudos ) e proteinas que os gatos precisam. Esses calculos também podem ser modificados a partir do peso do animal ou do resultado de exames de sangue, no caso de dieta natural terapeutica no tratamento de alguma enfermidade

Com as porções diarias já estabelecidas, pode-se fazer uma tabela com a quantidade de AN a ser utilizada para um determinado número de dias.

Um açougue ou fornecedor de qualidade é essencial. Além da procedencia e higiene das carnes, é possivel conseguir tudo já cortado e limpo. 

exemplos de meaty bones, visceras e carnes para preparação de AN mensal 

O tempo de montagem geralmente não passa de 1 ou 2 horas para 30 dias. Após 3 dias de congelamento prévio para evitar quaisquer microorganismos nocivos, as porções são descongeladas na propria geladeira e podem ser servidas em seguida.  

porções já separadas por refeições e congeladas :)

2- NÃO COZINHO NEM PRA MIM, VOU COZINHAR TODO DIA PRA BICHO?

Não é necessário cozinhar, a menos que seja uma regra de uma dieta especifica. A alimentação natural crua é a mais utilizada para gatos no mundo inteiro, por ser a mais nutritiva e saudável, por manter os níveis de umidade que eles tanto precisam. 

3- CARNE CRUA FAZ MAL / PROVOCA VERMINOSES 

A carne/peixe/frango previamente congelados por 3 dias fica livre de parasitas. Além disso, o intestino dos carnivoros são mais curtos, justamente para que eles possam eliminar qualquer micro-organismo nocivo, com rapidez. Lembrando que nossos animais ainda se mantém carnívoros. Comprar em locais de procedência, onde você também compraria SUAS carnes, é outra garantia de saúde. 


carnivoros perfeitos, por dentro e por fora 

4- ANIMAIS QUE "PROVAM CARNE CRUA/ SANGUE" FICAM VIOLENTOS E PODEM ATACAR

Existem inúmeros canis e gatis em todo o mundo que oferece Alimentação Natural a seus animais, sem nenhum problema de comportamento atrelado a isso, uma vez que desvios de conduta são, boa parte, culpa do dono ou da genetica do animal. 

5- RAÇÃO FAZ BEM PROS DENTES / CARNE CRUA DÁ MAL HALITO

Grande parte dos animais que possuem problemas periodentais e precisam de intervenção para remoção de placa e outras doenças, se alimentam de ração. Seria como dar biscoitos a seus filhos e esperar que eles tenham dentes perfeitos, com a fermentação de carboidratos e outros componentes desnecessários, entre os dentes. 

Os ossos carnudos promovem atrito natural contra os dentes, impedindo a formação de tartaro e, consequentemente, o mau cheiro. 

pescoços de frango são um ótimo fio dental natural 

6- RAÇÃO É O UNICO ALIMENTO REALMENTE BALANCEADO

A ração seca industrilizada como conhecemos apenas algumas decadas de idade. Ao lermos o rotulo de qualquer uma delas, podemos ver um aglomerado de conservantes, farinhas e um número inadequado de proteina e umidade, que é essencial para um carnivoro estrito. 

Além disso, traz muitos carboidratos ( que são inúteis para carnívoros ) e outras químicas que, de acordo com dados crescentes, são responsáveis por processos alergicos cronicos, aumento de peso e problemas renais a médio e longo prazo.  

A Alimentação Natural balanceada e acompanhada por um veterinario especialista irá direcionar os alimentos para as necessidades especificas do seu animal, em termos de saúde, idade e outras caracteristicas singulares. 

farinha de peixe? nada! peixe de verdade :) 

Na epoca em que não existia ração, mesmo com  a ausência de guarda responsável, são raros os casos de alergicas cronicas, problemas urinarios, cancer e outros problemas de saúde tão frequentes hoje em dia. 

comidinha cheia de saúde e sabor :) 

Há inumeros relatos de animais desenganados com doenças cronicas, que mantém suas condições controladas, com qualidade de vida, pela utilização de Alimentação Natural :) 
7- OSSOS CRUS PODEM PERFURAR OS ORGÃOS

Ossos cozidos, ferventados, etc, são terminantemente PROIBIDOS na Alimentação Natural, pois eles contem bolsões de ar que podem queimar o animal e soltam lascas perigosas. 

Novamente, lembrando que nossos cães e gatos são CARNIVOROS e, portanto, todo o seu aparelho bucal está preparado para lidar com ossos, musculos, ligamentos, etc. 

codornas são um tipo de presa ideal para um gato 

O calcio dos ossos é essencial para a boa manutenção do organismo deles e ainda deixa os dentes limpos e sadios. A utilização de suplementos pode ser utilizada também, em casos especificos onde o animal não consegue comer ossos ( por problemas dentais, idade, problemas de saúde, etc ) 

8- AS FEZES E URINA FICARÃO FEDORENTAS

Animais em Alimentação Natural ficam melhor nutridos, por estarem sendo alimentados com comida fresca, sem quimicas ou ingredientes desnecessários. Tendo uma melhor e maior absorção de nutrientes, fica pouca coisa para ser eliminada do organismo. 

A urina também é limpida e saudavel, mesmo com menor ingestão de agua, já que a alimentação dá a eles boa parte da agua necessária que precisam, pela ingestão dos alimentos frescos. 

9- ALIMENTAÇÃO NATURAL É MUITO CARO 

Engana-se quem pensa que os gatos de AN comem filé mignon ou outras carnes nobres. As carnes mais duras, ou de 2º, são as mais indicadas. 

Quando falamos de ossos, as carcaças, asas e pescoços de frango são algumas das peças mais baratas e podem até mesmo ser conseguidas gratuitamente em alguns fornecedores, que descartam essas partes. 

Até mesmo donos de cães de grande porte afirmam gastar muito menos com a AN em grandes porções, do que gastavam com ração super premium.

E, o questionamento final: vale a pena? 

Sim. Muito. Alimentação Natural no Brasil ainda não é algo tão consolidado, mas nos ultimos anos está ganhando força, com adeptos dedicados são somente entre donos, mas veterinários também. 

Em outros países, dietas cruas já são algo real e consolidado e até mesmo utilizadas como cuidado preventivo para evitar diversas doenças. 

Existem médicos veterinários totalmente dedicados à causa e a educar mais e mais pessoas, para que nossos cães e gatos sejam mais felizes e mais saudáveis. 

São algumas horas de seu dia, 1 vez por mês, que podem fazer total diferença na qualidade e longevidade do  seu bichinho :) 
Agradecemos a todos  os amigos da comunidade no facebook, ALIMENTAÇÃO NATURAL PARA PETS, que me ajudaram com essa lista :) 

Quer saber mais? 

Tendencias Naturebas - http://tendenciasnaturebas.com.br/



Alimentação Natural, o relato de uma mãe - http://amoremiados.blogspot.com.br/2012/03/alimentacao-natural-o-relato-de-uma-mae.html


Alimentação Natural para Pets - http://www.facebook.com/groups/109562202529256/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.