28 de mar de 2015

Alimentando seu gato: saiba do básico!

Texto traduzido e retirado de http://www.catinfo.org/ , autoria da médica veterinária Lisa A. Pierson.

Dieta é a base da saúde. Este texto mostra princípios geralmente ignorados da nutrição felina e explica os motivos de gatos terem uma melhor saúde se forem alimentados com uma dieta natural ou de alimentos úmidos ao invés de ração seca. 

Colocando um pouco de atenção ao que você oferece para seu gato pode trazer grandes melhorias na vida dele e possivelmente evita doenças sérias, dolorosas e caras. Um número crescente de veterinários nutricionistas, incluindo veterinários renomados que trabalham com emergencias, estão agora recomendando fortemente a alimentação com comida umida, ao invés de ração seca. 

Os 3 pontos negativos principais relacionados à ração seca:
1- Quantidade muito baixa de agua
2- Altos niveis de carboidrato
3- O tipo de proteina - a maioria delas possui mais proteina baseada em plantas do que a de animais

uma porção natural e cheia de umidade :)

"Mas o meu gato está BEM com a ração seca."

Todos os seres vivos estão BEM, até que os sinais de processos de doenças são exibidos. Isso pode parecer algo bem obvio e simples, mas se você pensar a respeito...

Todo gato com problemas de bloqueio na uretra estavam "bem" até chegarem ao ponto de se esforçarem para urinar ou morrerem por bexigas rompidas ou tiveram que ser levados às pressas para um veterinário, onde foram sondados emergencialmente. 

Todo gato com diabetes estava "bem" até que seus donos perceberam os sinais da diabetes. 

Todo gato com cististe estava "bem" até que ficaram sentindo dor, com sangue em sua urina e não podendo segurar até a caixa de areia. 

dificuldade e dor ao urinar é um sintoma comum de problemas urinários  sérios 

Todo gato estava "bem" ate que as pedras em seus rins ou bexiga se tornaram grandes o bastante para mostrarem sinais clinicos.

Todo paciente de cancêr estava "bem", antes do tumor crescer e se espalhar até o ponto em que os sinais clinicos puderam ser observados. 

Doenças acontecem bem antes que possam ser observadas em um ser vivo. 

É por isso que a frase "meu gato está bem/saúdavel com a ração seca" significa muito pouco do que eu acredito que seja uma nutrição preventiva. Não se tranca a porta do estabulo depois que o cavalo foge. 

Não quero dizer - opa, talvez ele não estivesse tão bem quanto você pensava - para o dono que me traz um paciente com um problema de saúde que poderia ter sido evitado se este animal fosse alimentado com uma dieta apropriada, desde o inicio. 

seu gatinho merece mais do que uma vida doente 

Claro que, para ser parte da nutrição preventiva, uma pessoa deve entender os seguintes fatos:

1- Todos os sistemas urinarios são muito mais saúdaveis com um nível apropriado de agua fluindo por eles

2- Carboidratos podem criar problemas nos niveis entre açucar/insulina no sangue dos gatos

3- Gatos naturalmente possuem pouca sede e precisam ingerir agua "dentro" de suas comidas. A presa natural de um gato possui cerca de 70%-75% de agua. Ração seca possui somente 5-10% de umidade )


4- Gatos são carnívoros estritos, o que significa que eles foram feitos para obter sua proteína de orgãos e carne, não de plantas. A proteína encontrada na ração seca, que geralmente é advinda de plantas, é inferior até mesmo à proteína dos alimentos enlatados, que são baseados em carne, fazendo com que a proteína da ração seca seja inferior. 

E por que elas são encontradas na ração seca? Por serem mais baratas do que a proteina de animais, as industrias de ração seca lucram ao utilizar milho, trigo, soja, arroz, etc."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.