13 de ago de 2015

Escolhendo a melhor caixa de areia para seu gatinho

Traduzido de: http://consciouscat.net/2014/07/14/the-optimal-litter-box-for-your-cat/

Um gato saudável pode usar a caixa de areia em média de três a cinco vezes por dia. Deveria fazer sentido que algo que é usado tão frequentemente também fosse algo que merecesse a atenção dos humanos na hora da escolha. Infelizmente donos de gatos geralmente escolhem errado a caixa de areia, pelo ponto de vista do gato. 

A Associação Americana de Especialistas em Felinos fez uma lista descrevendo o que deve ser levado em consideração para escolher a caixa de areia perfeita para seu gatinho:

QUANTAS CAIXAS?

A regra de ouro é: o número de caixas de areia deve ser o dobro do número de gatos. 1 gatinho = 2 caixas. Isso também irá depender da personalidade dos gatos da casa, talvez você não precise de tantas caixas se elas forem grandes. 

Alguns gatos não se importam de dividir seus banheiros, mas outros não irão urinar nem defecar na mesma caixa de outros. Use a regra do número de caixas, mas ajustando de acordo com a realidade dos indivíduos na sua casa. Alguns donos precisam de apenas 1 caixa para cada gato, outros precisam de muito mais. 

caixas do Arthur e da Baunilha, tamanho JUMBO da Petmate ( importadas ) - 


O LOCAL ADEQUADO

Não coloque a caixa de areia em locais de passagem ou dificil acesso, pois o gato poderá não usá-la. Se a casa não for térrea, coloque uma caixa em cada andar, para que o gatinho não fique apertado. Essa regra tambem vale para casas muito grandes.  

Isso é especialmente importante se você possui gatos idosos, que podem não conseguir subir as escadas ou cruzar a casa a tempo para alcançar seu banheiro. 

Não coloque as caixas perto das fontes de comida ou agua. Gatos são animais extremamente limpos e não gostam de evacuar perto onde comem e bebem. Também evite colocar a caixinha perto de locais barulhentos, como lava-roupas, secadoras, etc. 

Não coloque as caixas grudadas ao lado uma da outra. Gatos irão vê-las como uma grande e unica caixa e se eles não gostarem de dividir com outros animais, não haverá vantagem em ter mais de uma. 

O TAMANHO É IMPORTANTE 

O tamanho da caixa de areia é tão importante quanto a localização dela. Neste caso, uma caixa grande é sempre melhor. É importante que o gato consiga se movimentar confortavelmente dentro da caixa, dando uma volta completa. 

Uma boa referencia é que a caixa tenha pelo menos 1 palmo a mais do que o tamanho do gato, do nariz até o começo da cauda. Para gatos maiores, até mesmo as maiores caixas disponiveis no mercado podem não ser o suficiente. Caixas plasticas grandes de armazenamento podem ser boas alternativas. 

um bom modelo: caixa de bordas altas, grande e com abertura mais baixa

A altura da borda também deve ser levado em consideração. Alguns gatos gostam de cavar e jogar bastante areia em cima de seus dejetos. Caixas com bordas mais altas ajudam a manter o comodo limpo e deixam o gatinho à vontade para suas escavações. 

CAIXAS COBERTAS OU ABERTAS?

A maioria dos gatos não gosta das caixas cobertas. Elas geralmente ficam mais apertadas para que os gatos possam se movimentar de forma confortavel e também mantém os odores dos dejetos bem perto do animal, tornando a caixa desconfortavel para eles. 

modelo de caixa fechada

Caixas de areia automaticas ou “auto-limpantes” também não são recomendadas. São uma comodidade para os humanos, mas não são a melhor opção para os gatos. 

TIPOS DE AREIA

Existem vários tipos de areia no mercado atualmente e pode ser dificil escolher uma delas. A maioria dos gatos prefere a velha e boa areia de argila, em grãos pequenos, sem cheiro. 

Mais importante do que o tipo de areia, é essencial que ela não tenha cheiro. Gatos possuem um olfato bem mais forte que o nosso e uma areia perfumada pode até ser uma boa escolha para nós, mas não para eles. Esses cheiros podem até mesmo fazer com que o gato evite a usar a caixinha. 

alguns tipos de "areia" disponiveis no mercado 

Se você quiser experimentar outro tipo de areia ( ex: argila branca em grãos maiores, silica, granulado de areia, etc... ), mantenha em outra caixa a areia que seu gato usava antes, para não confundi-lo. Gatos são animais metódicos e podem rejeitar novos tipos de areia. Se você não está tendo problemas com o tipo de areia usada, não é necessário mudar. 

Evite forros de plástico ou caixas com fundo de peneira. A maioria dos gatos não gosta desses modelos, pois incomoda suas patinhas. Os tapetes que retem areia também podem incomodar alguns animais. 

caixa com forro e com fundo de peneira

Não é necessário encher a caixinha de areia. Apenas 2 dedos de material, cobrindo o fundo da caixa, é o bastante para a maioria dos gatinhos. 

MANTENHA A CAIXA LIMPA

Limpe a caixinha de areia, removendo torroes de urina e fezes pelo menos 1x ao dia e reponha a areia com a mesma quantidade que foi retirada. Uma vez por semana, pelo menos, jogue fora toda a areia e lave a caixinha com agua quente e sabão neutro.

uma caixinha limpa é essencial

Não use produtos de limpeza com quimicas fortes ou que usem amonia, pois são toxicas para os animais. Quando as caixas de areia começarem a mostrar fissuras e manchas, está na hora de trocá-las. O ideal seria 1x ao ano, para impedir a absorção e proliferação de bacterias.

Um comentário:

  1. Adorei as dicas ^^
    sinto saudades do meu gatinho que já se foi, mas sempre que vejo o blog de vocês tenho vontade de ter outro rs.
    Continuem com esse ótimo trabalho, quando eu tiver outro gato garanto que estarei preparada e por cause de vocês :*

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.