30 de abr de 2016

Desmistificando a Alimentação Natural - Parte 2

Organização da dieta, compras dos alimentos e armazenamento também surgiram como dúvidas dos tutores de felinos em relação à alimentação natural.

Como já falamos, a alimentação natural é uma dieta individualizada prescrita por médico veterinário nutrologo ( ou zootecnista com essa especialidade ). 

Arthur e Baunilha são clientes da Dra.Sonali Aranha, do RJ. Entrei em contato com ela após uma pessima experiencia com outra profissional que, desde errou grandemente com o Arthur, nem sequer atende mais gatos. Para a Dra.Sonali, nestes 4 anos de AN, só tenho elogios! :) 

Clique aqui para acessar a página no facebook! 

A consultoria funcionou da seguinte forma: a profissional me enviou um questionário muito minucioso sobre meus animais. Sério, é bem extenso e completo. Nessa etapa também são pedidas fotos dos animais para saber como anda o score corporal deles ( se estão muito gordos, magros, etc. ) Depois do questionário respondido e enviado, marcamos uma "consulta" pelo skype para uma conversa em tempo real. Após a conversa, dentro de algumas semanas, recebi a dieta dos gatos, muito completa e explicativa, todos os tipos de alimentos que posso oferecer, a quantidade de cada um, complementos, etc. 

tudo feito nos minimos detalhes! 

A partir daí, vem a parte das compras. 

Todas os ingredientes podem ser adquiridos em supermercado ou açougue. O preço e variedade dos cortes, visceras e ossos pode variar de acordo com a região. Os custos vão depender do tipo de dieta. A AN da Baunilha é mais barata do que a ração que eu oferecia a ela. A do Arthur, como era terapeutica e mais especifica, era um pouco mais cara. Mas, quando coloco na balança os benefícios a longo prazo, é muito melhor investir em uma dieta natural do que em consultas e exames veterinários para tentar reverter prejuizos na saúde por causa das rações ( como foi o caso do Arthur ). 

essa seção é deles!

Você pode optar por comprar tudo fresco, mas tambem pode comprar carnes congeladas e descongelá-las na geladeira só o suficiente para o manejo das porções.

E pode descongelar e depois congelar alimentos? Pode sim! Leia qui e saiba mais! - http://bvsvet.blogspot.com.br/2012/08/congelamento-e-descongelamento-da.html

Lembre-se sempre de comprar os ingredientes em locais idoneos, onde você também compraria a comida da sua familia.

Para alimentação natural você irá precisar de alguns utensilios básicos, como: uma balança de precisão, potes de plástico ( ou bandejas ), tabuas de carne e facas bem afiadas. No meu caso, como Baunilha come ossos, tambem tenho uma tesoura para ossos. O preço desses utensilios também é bem acessivel. 

fiz amizade no açougue e eles me vendiam a carne já cortada em cubos, pronta para pesar :)

Para o armazenamento, você vai precisar de potinhos de plastico ou saquinhos de congelamento. Antes de comprar meu freezer, potes de sorvete serviam para guardar os saquinhos com as porções diárias. Eram 60 porções no freezer normal de geladeira, para 2 gatos. 

A quantidade de porções feitas depende muito da pessoa. Tem gente que possui sempre comida em casa e prepara as porções diariamente. Tem gente que faz de 15 em 15 dias. Eu gosto de fazer porções mensais. Sempre preparo a AN pelo menos 1 semana antes de acabar o mês, para que os alimentos passem pelo congelamento profilático para o mês seguinte. 

porções em freezer comum de geladeira 

É imprescindivel higiene e cuidados ao lidar com as carnes cruas. Aqui estão algumas informações e dicas - http://www.cachorroverde.com.br/bacterias-na-dieta-natural/

A porção é montada de acordo com a dieta, com cada elemento especificado. Quanto mais variado em termos de especies, melhor. No meu caso, os meninos pararam de gostar de frango. Então a dieta é de carneiro, porco, carne bovina, ovos ( ovos são quebrados e oferecidos na hora da refeição! )e, no caso da Baunilha, coração de boi e codorna como ossos carnudos. Os cortes das carnes diferem a cada mês ou de acordo com a disponibilidade na hora das compras. 

variedade nas refeições é muito importante, assim como para nós humanos :)

E é isso :) 

Alimentação Natural não precisa ser um bicho de sete cabeças e é altamente adaptável às particularidades dos tutores. 

No proximo post iremos abordar como fazer AN para um grande número de gatos e a dificuldade        ( *cof cof* CHATICE ) de alguns gatinhos em comer algo diferente da ração ;) 



2 comentários:

  1. Boa noite.

    Adorei seu blog. Cheguei aqui procurando a quantidade de carne que um gato deveria comer por dia. Meu gato sempre comeu porções pequenas de carne crua e ração, mas está passando por uma diarréia crônica díficil de curar, então essa semana decidi cortar a ração e pronto melhorou da diarréia. Não posso cortar totalmente a ração para sempre pq as vezes viajo e fica difícil para a pessoa que cuida oferecer alimentação natural. Estou pensando ainda o que vou fazer até lá queria uma ideia de quantidade, pois tenho a impressão de que ele está sempre com fome. Ele só cime peito de frango grelhado e aos poucos está aceitando fígado. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilmara, sendo bem direita e sincera, pela seriedade da situação do seu gato, você está causando nele algum tipo de deficiencia alimentar séria. Alimentação natural NÃO É, NUNCA FOI e NUNCA SERÁ oferecer somente 1 tipo de carne para um animal. Carne é apenas UM elemento desse tipo de dieta, ele precisa de calcio, vitaminas e outros tipos de nutrientes que apenas uma dieta VARIADA e RECEITADA POR MÉDICO VETERINARIO ESPECIALISTA pode oferecer a ele. Alem disso, ração ja é um elemento completo por si só, você NÃO PODE oferecer nada além dela, no máximo um pate de lata industrializado e ainda em refeições separadas. Essa diarreia, provavelmente, é resultado dieta POBRE e DESBALANCEADA que você está oferecendo a ele e daqui a pouco você terá problemas de rins e figado no seu animal também que podem chegar a ser irreversíveis. Se não pode oferecer alimentação natural prescrita por um médico veterinário, ofereça patê de lata, é uma boa opção e, o mais importante, é balanceado com vários elementos que ele precisa. PARE IMEDIATAMENTE O QUE ESTÁ FAZENDO e leve seu animal ao veterinário para exames de sangue, antes que os danos sejam ainda maiores.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.